Dr. Santana fala de saúde pública e de política - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora

Dr. Santana fala de saúde pública e de política

Médico ginecologista há 40 anos, Santana passou por cargos de direção e ocupou a Secretaria de Saúde em Novo Gama (GO)

Política

1 semana atrás


Durante todo o mês de outubro, profissionais de saúde se unem em torno da campanha “Outubro Rosa”. É uma campanha anual realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização também tem como intuito a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

No entanto, o câncer de mama não é a única preocupação quando o assunto é saúde da mulher. Exames como o de colo do útero devem ser feitos periodicamente. O médico ginecologista Manuel Santana, ex-secretário de saúde do Novo Gama nos anos de 2013 e 2014, destaca que é preciso implementar uma política de exames preventivos para prevenção destas e outras doenças.

No DF e Entorno, ele avalia que o serviço prestado pela rede pública está ruim “O sistema global de saúde piorou quando houve a mudança, em 2018, dos ginecologistas dos postos de saúde para os hospitais. Com isso, as mulheres ficaram sem o atendimento preventivo”, analisa, ao dizer que com a transferência, os casos dessas doenças voltaram a aparecer.

Ele prossegue: “Precisamos manter uma estrutura intermediária de para o atendimento à mulher. Ainda não foi criada, mas espero que seja e volte a dar assistência para a mulher”, pontua.

Política

Na gestão do prefeito Everaldo Vidal, em Novo Gama, Santana foi secretário de Saúde. No município, diz ter implantado melhorias no sistema de saúde, o que fez com que pacientes do DF passassem a procurar atendimento na cidade goiana. Diz que “sente saudade do trabalho realizado”.

“A gente reformou a UPA 24 Horas e criamos o 22 Horas no Lago Azul. Dessa forma, os moradores de lá não precisam mais procurar atendimento no 24H”. O centro de atendimento no distrito de Lago Azul fica aberto de 7h às 22h todos os dias. “Além disso, implantamos UBS’s no Monte Serrat e Residencial Paraíso”, complementa.

Apesar do reconhecimento do trabalho e de ser filiado ao partido Democratas, ele descarta uma candidatura em 2022 para prefeito ou vereador. Ele diz que, como político, deve seguir a orientação do partido, que irá indicar um candidato “na época oportuna”. Por enquanto, não há nomes fechados para a disputa política no município.

Em nome do partido, Santana diz que “o DEM deseja o progresso e o desenvolvimento do município e que o mesmo possa receber as políticas públicas do governo de Ronaldo Caiado”.

Santana diz se sentir “triste” por Novo Gama. Segundo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de Goiás, a cidade está em pior situação fiscal no estado. O assunto foi repercutido pelo Jornal O Democrata no mês de julho.

“Eu vejo com preocupação a próxima eleição. Nosso município foi o pior entre os 246 do estado de Goiás na avaliação do TCM, com dificuldades de honrar seus compromissos fiscais”, desabafa Santana.

Quem é Manuel Santana?

Atua há 40 anos no atendimento da saúde à mulher. Atualmente é servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF, e chegou a ocupar as diretorias de três regionais de saúde, em Sobradinho, Santa Maria e Taguatinga.

Ele presta assessoria no Hospital Regional do Gama, que ele define como um hospital “bom, mas que precisa de várias melhorias”. Ele se dedica também a trabalhos sociais no Lions Club, onde ocupa um cargo importante.

Santana é pai de três filhas: Jaqueline, Emanuella e Daniella. Jaqueline seguiu os passos do pai e se formou em medicina, atuando como nefrologista. Ela é a responsável pela Clínica Santa Maria fundada pelo pai. As outras duas filhas seguiram outras carreiras, atuando como psicóloga e advogada, respectivamente.

Fonte: REDAÇÃO O DEMOCRATA
últimas noticias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade