Advogado do Centro-Oeste escreve livro sobre a história do Maranhão - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora ...

Advogado do Centro-Oeste escreve livro sobre a história do Maranhão

Nacional

3 semanas atrás
Dr. Suenilson escreve livro sobre a história maranhense. Ele aborda a importância da família Saulnier de Pierrelevée. Livro será lançado em fevereiro de 2022.

O advogado criminalista e constitucionalista, Suenilson Sá, que tem atuação no Estado de Goiás e na Capital Federal, está escrevendo um livro sobre parte da história de sua família no Maranhão.

O livro-que tem como título provisório “O Raposa Ruiva do Maranhão”-, fala do primeiro presidente da província do Maranhão, Miguel Ignácio dos Santos Freire e Bruce, além de ser presidente, também integrou a junta governativa maranhense de 1821-1824, de 8 de agosto de 1823 a 1 de junho de 1824 e de 5 de junho a 9 de julho de 1824.

Ele foi retirado a força do poder pelo 1º Almirante do Império, Lord Cochrane. Porém foi julgado no Rio de Janeiro e considerado inocente.

O crime: era taxado, sobretudo pela imprensa, de ser Republicano e Nacionalista Liberal.

Miguel Ignácio, assim como Suenilson, seu pentaneto, era advogado.

 “Estou lendo exatamente 10 mil páginas de livros, manuscritos, jornais de 1821 a 1824, documentos etc. para realizar a pesquisa, e ainda falta receber mais documentos do Arquivo Público do estado do Maranhão”, conta Suenilson.

O Raposa Ruiva do Maranhão – O Governador Deposto, O Lorde Corsário e a Família Saulnier de Pierrelevée-, deve ser lançado no mês de fevereiro de 2022 em São Luís.

O livro será prefaciado pelo ex-Presidente da Academia Ludovicense de Letras escritor, historiador e turismólogo Antônio Norberto, e para o posfácio, foi convidado o atual governador do Estado  do Maranhão, o jurista Flávio Dino, com quem o advogado/escritor deve se reunir virtualmente (videoconferência) em breve.

DESCENDÊNCIA DO AUTOR E DO GOVERNADOR RETRATADO NO LIVRO:

Pai: Miguel Ignácio dos Santos Freire e Bruce casado com D. Izabel Rita de Jesus Ferreira da Costa Filha: D. Maria Amália Bruce Barradas, casou-se com o Guarda-Mor da cidade de São Luís do Maranhão, Joaquim da Costa Barradas Neta: Izabel Maria Bruce Barradas, que se casou com o Médico Cirurgião Dr. Affonso Adriano Saulnier de Pierrelevée Bisneto: Secretário do Tribunal de Relação (atual TJMA) Dr. Eduardo Carlos Saulnier de Pierrelevée, que se casou com Bertha Estienne Trineto: Secretário da Estrada de Ferro São Luís-Teresina (pertencente a antiga Refesa) Alberto Affonso Estienne Saulnier de Pierrelevée, que se casou em 2ª núpcias com Maria da Conceição Araújo Saulnier de Pierrelevée Tetra Neta: Enfermeira Graduada Léa Araújo Saulnier de Pierrelevée Pentaneto: Advogado Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá, filho de Léa Araújo Saulnier de Pierrelevée e do Ex-Vereador ludovicense Samuel de Castro Sá

últimas noticias
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade