Alunos encaram maratona do vestibular da UnB no fim de semana - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora

Alunos encaram maratona do vestibular da UnB no fim de semana

Oferta é de 2.105 vagas para 98 cursos de graduação. Provas terão início às 13h, no sábado (2/6) e domingo (3), com duração de 5 horas

Concursos

3 meses atrás

O fim de semana será de provas para quem deseja ingressar na Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, 15.075 candidatos inscreveram-se para os testes do vestibular 2018, que ocorrem neste sábado (2/6) e no domingo (3). Eles disputarão 2.105 vagas distribuídas em 98 cursos de graduação.

As provas terão início às 13h e duração de 5 horas, nos dois dias. Além da aplicação dos exames em localidades no Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, também haverá candidatos fazendo testes em Formosa, Goiânia, Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Os locais e demais informações podem ser consultados aqui.

No campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, o curso mais concorrido é o de medicina (bacharelado), com 179 pessoas por vaga, seguido por direito (bacharelado), com 30,53 concorrentes por oportunidade. Em terceiro lugar, vem o curso de psicologia (bacharelado/licenciatura/psicólogo), com uma demanda de 27,56 inscritos para cada oferta.

Em Ceilândia, a concorrência é maior no curso de fisioterapia (bacharelado): 7,76. Já em Planaltina, lidera o curso de gestão ambiental (bacharelado): 1,30 por vaga. No campus do Gama, a disputa para graduações em engenharias é de 2,93 pessoa para cada oferta, a maior entre as habilitações.

A maior parte das oportunidades disponíveis será destinada às cotas para estudantes de escolas públicas (1.071). O sistema universal tem outras 922 vagas, e os cotistas negros e pardos contam com 112. O vestibular ainda oferece o Sistema Informatizado de Seleção (SISUnB), no qual os candidatos podem alterar a opção do curso, turno e campus conforme o desempenho.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a UnB acreditam que os candidatos não devem ser prejudicados por causa da crise provocada pela paralisação dos caminhoneiros. A expectativa é de que todos eles consigam chegar aos locais de aplicação dos exames, tendo em vista a volta gradual do transporte público e o fato de as provas estarem agendadas para o turno vespertino.

Adiada devido à greve dos caminhoneiros, a data das provas de habilidades específicas será divulgada nesta segunda-feira (4/6). A divulgação do resultado final do vestibular e da relação dos candidatos selecionados em primeira chamada estão previstos para 10 de julho, a partir das 17h.

Queda nas inscrições 
Em 2018, a UnB, que atravessa a pior crise financeira de sua história, assiste a uma queda no número de inscritos em seu vestibular. Foram quase 5 mil a menos do que em 2017, quando 19.866 pessoas se inscreveram para o certame.

De acordo com o Cebraspe, “a variação no número de inscritos é normal de um ano para o outro. Um dos fatores que podem explicar é a coincidência de datas com outros vestibulares de universidades federais”.

 

Fonte: Metrópoles
últimas noticias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade