Aniversário de 57 anos do Gama

Ontem, 12 de outubro, dia da criança e de Nossa Senhora Aparecida, não poderia ter data melhor para se comemorar um aniversário. É neste clima de alegria e fé que o Gama com desfile cívico e o tradicional corte de bolo comemorou seus 57 anos.

Logo sedo, em um palanque montado em frente à administração Regional, com a presença da administradora Maria Antônia, de lideranças comunitárias autoridades civis e militares, foi possível se ver o desfile cívico, que teve a participação das escolas da rede pública e de outras entidades representativas da Cidade.

Também foi destaque, a Cavalgada, exibição de malabaristas, de motos, do clube de caros antigos, modelo “OMEGA”, além da presença do tradicional palhaço Pirulito com os seus balões coloridos. A Polícia Militar e o DETRAN também participaram do evento, com aplausos para o Corpo de bombeiros que foi ovacionado pelos presentes.  A novidade este ano, foi a ausência de políticos com mandato.

Ao terminar o desfile, Maria Antônia fez uso da palavra para agradecer a todos que participaram do evento. Disse ainda estar feliz com aqueles que atenderam o seu convite no sentido de  participar da importante festa do aniversário da cidade que administra.

Por volta do meio dia veio momento mais gostoso, o corte do bolo e a distribuição para centenas de pessoas que ansiosas aguardavam na fila o seu pedaço de bolo oferecido pelo aniversariante. “A festa foi um sucesso”, comemora a administradora.

A tarde

De 13h às 17h, ainda em frente à administração Regional foi realizada uma Ação Social Infantil. Com a estrutura de 4 tendas  sonorizadas,  com apresentação de DJs e  prestação de serviços sociais, como oftalmológico, massoterapia, brinquedos infláveis, cama elástica e muitos outros. Os pequenos gostaram.

A noite

Em frente o Bezerrão, além do parque diversão que emocionou a crianças, barracas com comidas típicas, bebidas e uma variedades de produtos que eram comercializados no local. Os Shows foram a  grande atração. Várias duplas se apresentaram, com destaque para  Jhonny e Rahony. As comemorações entraram pela madrugada.

Punk Skate Shop no dia das crianças movimentou durante todo o dia a Pista do Setor norte. Wellington da Auto Escola Mega foi quem coordenou evento. “Foi um sucesso, achei  fantástica a participação da garotada”. Garantiu Wellington.

Hoje sexta feira (13) será vez da dupla sertaneja Di Paulo e Paulino se apresentarem. Nada mais foi passado a redação para o dia de hoje.

 

Confira a agenda de eventos, a partir de sábado, dia 14.

SARAU DO MUNDO – ENCONTRO ITINERANTE DE ORALIDADE E ARTE COM ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS DO GAMA, DF E GOIÁS.
Data: 14/10, das 12h às 22h
Local: PARQUE LESTE
Contato: WALTERSON (WALTER SARÇA)
Telefone: 98615-1726/3556-4226

Copa Oeste Racing de Veloterra
Data: 14 e 15/10 Horário: 8 às 15 hs
Local: Área entre o fórum e o quartel do corpo de bombeiros
Telefone: 99983-4018 Felipe

 

Rua de Lazer – Comemoração Dia das crianças
Local: Quadra 03/05 Setor leste
Data: 15/10
Horário: 08 hs às 18 hs
Contato: Cledison Gomes de Lima
Telefone: 98557-3249

PEDALATA – Passeio ciclístico em comemoração à Semana Interna de Prevenção de acidente do Trabalho e Meio Ambiente
Data: 22/10 Horário: 8h às 13hs
Local: Concentração inicial localizado na empresa BALL, Quadra 45 Setor Leste, percurso pelas vias de contorno do Gama.
Telefone: Thassiana 2107-9859 BALL

Evento do Dia das Crianças
Data: 22/10 Horário: 10 às 18 hs
Local: Quadra 07 conjunto I Setor Sul
Telefone: 99165-5199 Jeová

 

 História

Devido a sua localização geográfica, o Gama é considerado a Capital do Entorno.  É uma cidade cosmopolita, de um povo ordeiro e acolhedor, se desenvolveu mais nos últimos 20 anos, quando investidores iniciaram a Construção de vários Condomínios verticais no centro da cidade. Na área rural da Ponte Alta Sul /Norte, Núcleo Regional Casa Grande, foram criadas 3 novas cidades e todas  habitadas por pessoas de poder aquisitivo maior. Grandes condomínios horizontais foram criados.

Com a mudança da capital do Brasil para o interior do País, as terras que pertenciam às Fazendas Gama, Ponte Alta, Ipê e Alagado ficaram dentro da área escolhida para abrigar Brasília. Assim surgiu o Gama, que completou 57 anos ontem, quinta-feira (12).

Na década de 1960, 30 famílias foram transferidas para o Gama, em função das obras da Barragem do Lago Paranoá. Em 2015, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a região administrativa já abrigava pouco mais de 140 mil habitantes.

Ainda de acordo com o levantamento, a renda domiciliar média mensal naquele ano era de R$ 4.445,52 — o equivalente a 5,64 salários mínimos.

 

A 30,2 quilômetros do Plano Piloto, o Gama tem o projeto parecido com o de uma colmeia, devido ao formato hexagonal das quadras. A cidade divide-se nos Setores Norte, Sul, Leste, Oeste e Central, todos com áreas residenciais e comerciais.

O nome foi escolhido em homenagem ao padre Luiz Gama Mendonça, que celebrou a primeira missa no local.

Em 1989, o Gama tornou-se região administrativa por meio da Lei nº 49, de 1989, e do Decreto nº 11.921, de 1989.

 

fonte:

O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *