Com 53% dos votos válidos, Marconi pode ser eleito no 1º turno

Marconi 01Pesquisa realizada pelo instituto Veritá e divulgada pela TV Record e pelo site A Redação, na noite de ontem, confirma que o governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) pode vencer a eleição no primeiro turno. Na pesquisa estimulada, ele lidera com 42%. Em votos válidos, Marconi tem 53% na estimulada. São necessários 50% mais um, para liquidar a fatura ainda na primeira etapa da disputa.

Iris Rezende (PMDB), o segundo colocado na disputa, aparece com 26,2%. Vanderlan Cardoso (PSB) tem 4,7% das intenções de voto e Antônio Gomide (PT) é o quarto colocado, com 4,3%.

Brancos e nulos representam 11,5% dos entrevistados. Não souberam ou não quiseram responder 9,3%.

Na pesquisa espontânea, a vantagem de Marconi sobre Iris é de quase dez pontos percentuais. O tucano é o preferido de 25,3% dos entrevistados. O peemedebista foi citado por 15,8%. Vanderlan e Gomide vêm na sequência com 3,2% e 2,1%. Os demais postulantes ao governo não alcançam 1%.

Senado

O instituto Veritá também perguntou ao eleitor em quem ele pretende votar para senador. Na estimulada, Ronaldo Caiado (DEM) lidera com 29,2%, mas o destaque é Vilmar Rocha (PSD), candidato da base aliada, que já aparece na segunda colocação com 15,3%. Na terceira posição, Marina Sant’Anna (PT) surge com 11,6%.

Na pesquisa espontânea para o Senado, Caiado tem 11,6%, Vilmar 3,2% e Marina 2%. O Veritá ouviu 2.203 eleitores no Estado, entre os dias 18 e 20 de agosto de 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o protocolo 00074/2014.

marconi1Para 75% dos entrevistados, Marconi  será reeleito governador

Para 75% dos eleitores goianos, o governador Marconi Perillo (PSDB) será reeleito em outubro. É o que descobriu o Instituto Veritá, cuja pesquisa ouviu 2.203 pessoas, entre os dias 18 e 20 de agosto.

A pergunta que o Veritá fez foi: “Independente do seu voto, quem o(a) senhor(a) acha que vai ganhar a eleição para governador em Goiás?” Responderam que acreditam na vitória de Iris Rezende (PMDB) 20,1%, ou seja: índice bem menor do que o registrado pelo peemedebista, no levantamento que mediu intenção de voto, que foi de 26,2% na estimulada.

Margem de erro

Previram vitória de Antônio Gomide (PT) e Vanderlan Cardoso (PSB) 2,4% e 1,7% respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Metodologia – O Instituto Veritá ouviu 2.203 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto de 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 00074/2014.

(Diário da Manhã – Helton Lenine) edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *