Deputada federal Paula Belmonte pede investigação na merenda - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora

Deputada federal Paula Belmonte pede investigação na merenda

Parlamentar mobilizou colegas para reunião com o Palácio do Buriti

Política

2 semanas atrás
Foto: Ascom

As suspeitas de irregularidade na distribuição de merenda para alunos das escolas do Distrito Federal fizeram a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) pedir explicações do Governo. A parlamentar pediu uma reunião com o governador Ibaneis Rocha, a Secretaria de Educação e a Controladoria-Geral do DF. Para ela, é inaceitável que tentem se apropriar da comida fornecida a crianças.

Em um ofício, Paula sugere que a bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional – formada por oito deputados e três senadores – se reúna com o Palácio do Buriti e trate da alimentação de alunos. Vale lembrar que, após o início da pandemia, a promessa era que as famílias dos estudantes receberiam alimentos, já que as aulas estavam paralisadas.

No ano passado, houve denúncias de que as escolas estavam recebendo almôndegas com alto teor de gordura e que produtos foram comprados com superfaturamento. O governo chegou a investir mais de R$ 9 pelo quilo de coxa e sobrecoxa de frango, aproximadamente o dobro do que poderia ser pago no mercado. Esse aumento de preços trouxe um prejuízo de R$ 4,7 milhões ao GDF.

Com o argumento de que a qualidade da alimentação aumentaria, a Secretaria de Educação decidiu fazer uma licitação para terceirizar o fornecimento. Ou seja, os alimentos viriam para as escolas já preparadas. Além de causar um aumento de preços, a medida causaria desemprego entre merendeiras. A terceirização foi criticada por especialistas.

O governo decidiu suspender a licitação, mas, para a deputada federal Paula Belmonte, é preciso aprimorar a merenda escolar no Distrito Federal. “É inacreditável e inaceitável que alguém pense em roubar dinheiro da alimentação das nossas crianças. O governo tem que dar uma comida mais saudável, mas não pode fazer isso contratando empresas suspeitas e, sim, cuidando da qualidade dos ingredientes”, disse.

A deputada defende que é necessário fortalecer a dieta de crianças e jovens. “Uma alimentação saudável é capaz de mudar a vida das pessoas, formar cidadãos mais conscientes. É por isso que meu trabalho na Câmara dos Deputados é por uma atenção à infância cada vez maior”, completou Paula Belmonte.

Trabalho durante a pandemia

O esforço da deputada Paula Belmonte em esclarecer a distribuição de merenda é apenas uma das ações da parlamentar durante a pandemia. Paula apresentou é titular da Comissão Externa de Ações contra o coronavírus na Câmara dos Deputados.

Até hoje, a deputada foi responsável por apresentar 62 proposições legislativas, entre autorias e coautorias. Paula fez 22 indicações ao Governo do Distrito Federal e ao Governo Federal, para que os brasileiros e os moradores do DF possam sofrer menos com a crise.

últimas noticias
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade