Embaixador brasileiro nos EUA se diz “animado” para trabalhar com Biden

Forster postou uma foto em frente ao Capitólio se dizendo honrado por poder participar da solenidade de posse. “Muito honrado em participar da inauguração de @JoeBiden como Presidente dos Estados Unidos. Estou animado para trabalhar com sua administração para promover um amplo e dinâmico Brasil-EUA. agenda”, disse o embaixador.

A postagem demonstra a tentativa de não deixar a relação com o governo dos Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial do Brasil, ser atrapalhada pela tensão dos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro em favor do republicano Donald Trump.

O embaixador, por meio da rede social, estabeleceu contatos, marcando na postagem o próprio presidente e a vice, além de interlocutores estratégicos do governo de Biden, como o novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken; o diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, que cuida de assuntos relativos à América Latina, Juan Gonzales, além do senador Jonh Kerry, nomeado por Biden como secretário de Estados para assuntos relacionados ao meio ambiente e clima do planeta.

Até o momento, não houve manifestação oficial do presidente Jair Bolsonaro, nem do Ministério de Relações Exteriores (MRE), a respeito da posse de Biden.

Somente o vice-presidente, Hamilton Mourão, comentou a posse na parte da manhã: “A relação entre Brasil e Estados Unidos é uma relação que vem desde a independência. É uma relação de Estado para Estado. Dessa maneira ela vai continuar. É um parceiro comercial importante, é um parceiro tecnológico importante e sempre colocando que o modelo democrático americano é um farol para o mundo ocidental. Dessa forma vai continuar.”


A cantora se apresentou durante cerimônia Alex Wong/Getty Images