Governador Rollemberg visita o gama e celebra parceria.

Rollemberg em agenda no dia 18-01-2016 no Gama-DF(Foto: Jonathan Sousa/O Democrata)
Rollemberg em agenda no dia 18-01-2016 no Gama-DF(Foto: Jonathan Sousa/O Democrata)

Hoje às 10 horas o Governador, Rodrigo Rollemberg em visita a cidade do Gama para celebrar parceria com a União Química que doou ao GDF 600 litros do micro-organismo Bacillus thuringiensis israelensis, que é um larvicida biológico que será distribuído pela vigilância sanitária e outros órgãos do Governo que estão envolvidos na campanha de combate ao mosquito vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. O secretário de Saúde Fábio Gondim, em seu discurso afirmou que, além do larvicida, 400 alevinos de lambari de cauda amarela serão distribuídos nas regiões administrativas com a maior incidência do mosquito.

No caso dos filhotes de peixe, eles serão espalhados por espelhos d’água de espaços públicos em regiões mais afetadas por focos do vetor. Será um para cada 20 metros cúbicos. Os alevinos serão doados pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

Bacillus
Os 600 litros do Bacillus thuringiensis israelensis serão aplicados a partir de hoje por agentes da força-tarefa criada em dezembro por meio do Plano de Ação para o Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Inicialmente, as regiões que receberão o produto são Gama, Recanto das Emas e Santa Maria. Uma gota é suficiente para pelo menos um litro de água, segundo o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Divino Valero.

O larvicida biológico não representa risco ao meio ambiente nem ao ser humano, mesmo se ingerido. A estimativa feita pelo diretor é que os bacillus causem a morte das larvas do mosquito em até uma hora. “Ele atua destruindo o estômago da larva”, explica. Valero esclarece que o produto será aplicado inicialmente por seis meses para ser comprovada sua eficácia.

Os bacillus são extraídos da terra e fermentados. A gota do larvicida age do primeiro ao quarto estágio da larva. Juntas, as fases chegam a durar cerca de cinco dias.

Em 7 de janeiro, o governo criou uma sala de situação para reunir a coordenação da força-tarefa de combate ao mosquito, identificar início dos focos e informar ao governo federal sobre os casos de doenças transmitidas pelo vetor.

Apesar dos esforços, o subsecretário de Vigilância à Saúde reforça que é imprescindível a participação popular no combate. “É importante que os moradores abram as portas para os agentes”, diz Tiago Souza. Segundo ele, 30% da população ainda apresenta resistência às visitas.

Maria Antonia.

Ao receber o Governador a Administradora da Cidade, Maria Antônia, pediu ao governador que seja construído na cidade um Centro Administrativo, cobrou também a construção da nova rodoviária do Setor Central e sugeriu que o na hora seja transferido para um local do GDF e deixe pagar quase 30 mil de aluguel.

 

Administradora do Gama Maria Antonia(Foto: Jonathan Sousa/O Democrata)
Administradora do Gama Maria Antonia(Foto: Jonathan Sousa/O Democrata)
(Foto: Jonathan Sousa/O Democrata)
(Foto: Jonathan Sousa/O Democrata)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *