Parlamento turco ratifica acordo diplomático com Israel

naom_56c4dcc38d1c1

O parlamento turco ratificou o acordo de normalização das relações com Israel, pondo fim aos seis anos de conflito diplomático entre os países, anunciou neste sábado (20) o primeiro-ministro turco Binali Yildirim.

As relações entre Turquia e Israel foram reduzidas em 2010 com a retirada dos embaixadores e o congelamento da cooperação militar entre os países.

O acordo, anunciado em junho, estipula que Israel pagará à Turquia 20 milhões de dólares em indenizações pelo ataque a uma embarcação em 2010, que causou a morte de dez militantes turcos pró-palestinos, que tentavam furar o bloqueio naval imposto por Israel na Faixa de Gaza.

A Turquia, por sua parte, abandona as ações judiciais contra militares israelenses que dirigiam a Marinha durante a operação.

O trato também estipula que Israel permitirá que a Turquia ofereça ajuda humanitária, via portos israelenses, aos habitantes da Faixa de Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, aliado do presidente turco Recip Tayyip Erdogan.

O bloqueio naval em Gaza, porém, segue em vigor.

A ratificação do acordo implica a uma rápida nomeação de embaixadores em ambos os países, segundo declarou o ministro turco de relações exteriores Mevlüt Cavusoglu. Com informações da Folhapress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *