Novo Gama realiza campanha de de combate a Hanseníase e a Verminoses

Em 2014 o Brasil teve 24.612 novos casos de hanseníase, segundo dados do Ministério da Saúde. Preocupado com esta problemática, o Governo Municipal de Novo Gama, através da Secretaria de Saúde, realiza amanhã (30) a campanha de combate a Hanseníase e a Geomitísiase (verminoses).

Novo Gama saúde

A ação será realizada em todas as escolas municipais de Novo Gama, nos turnos matutinos e vespertino. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Saúde estará aplicando também a 2ª dose da vacina contra o Human Papiloma Virus (HPV).

Saiba mais sobre a Hanseníase e Geomitísiase e seus tratamentos

Hanseníase – É identificada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, o que pode afetar a força muscular e até provocar deformidades físicas. Trata-se de uma doença contagiosa, que é transmitida por uma pessoa doente que não esteja em tratamento.

Geomitísiase – São parasitas que vivem no intestino humano. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, fraqueza e cansaço. Eles afetam o estado nutricional, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento da criança.

Tratamento

Para as duas situações o tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, no caso da Hanseníase, antibióticos são usados para tratar as infecções, mas o tratamento completo é em longo prazo. Nas formas mais brandas (paucibacilar) demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves (multibacilar) o tempo é de um ano ou mais.

Há alguns medicamentos específicos e combinações que são prescritas pelo médico. Alguns não podem ser tomados por grávidas, por isso avise o médico em caso de gravidez. É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.

Para mais informações ligue: 3628 1077

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *