PAULA BELMONTE: A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora ...

PAULA BELMONTE: A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

Paula Belmonte propõe ao Congresso Nacional a criação do Programa Universal de Proteção Infantil. Um suporte financeiro de meio salário mínimo que visa a garantir a nutrição e a educação desde a fase intrauterina até os 6 anos de idade.

Política

2 semanas atrás

A chegada do Dia das Crianças é um oportunidade para falarmos sobre a necessidade dos cuidados com os primeiros anos de vida de meninos e meninas. De zero aos seis anos de vida é quando os estímulos são fundamentais para o bom desenvolvimento até a fase adulta.

O Brasil, hoje, tem mais ou menos 20 milhões de crianças com até seis anos, das quais, as que têm entre zero e três anos, apenas um terço está matriculado em creches. Investir logo nos primeiros anos de vida é o que há de mais proveitoso para reduzir desigualdades econômicas e sociais. Para cada dólar aplicado nos seis primeiros anos de uma pessoa, o retorno para o país é sete vezes maior.

Para começar a mudar essa realidade, temos duas excelentes notícias: a aprovação do Projeto de Lei que cria o Biênio da Primeira Infância, Lei Federal nº 13.960/20, e a instalação da Comissão Externa de Políticas para a Primeira Infância. As duas propostas, de autoria da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), têm como objetivo tornar a criança prioridade absoluta para os governos e a sociedade.

O Biênio da Primeira Infância é o marco de virada da triste realidade que é a situação de boa parte das crianças brasileiras. Só alcançaremos este objetivo se todos os poderes oficiais e a sociedade organizada se unirem em torno desta causa. E é justamente isso que o projeto de criação do Biênio da Primeira Infância preconiza.

Em 2020 e 2021, a Câmara dos Deputados vai realizar uma série de atividades para informar a sociedade e os governos sobre a importância de estimular o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida. Serão promovidos seminários com especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema da primeira infância e audiências públicas com famílias e organizações da sociedade civil.
No âmbito do Biênio, serão produzidas publicações com boas práticas e outros temas de relevância para as políticas públicas voltadas à primeira infância, bem como a definição de parâmetros de atuação intersetorial para a promoção do desenvolvimento na primeira infância.

Também está sendo lançado o site do Biênio da Primeira Infância (bieniodaprimeirainfancia.com.br) para que todos possam conhecer as propostas e fazer parte dessas mudanças. Nele, é possível encontrar os projetos que fazem parte dessa iniciativa que tem por objetivo mudar a realidade das crianças brasileiras.

Semana da Criança

Para marcar a Semana da Criança, de 11 a 18 de outubro, haverá uma mobilização nas redes sociais da deputada Paula Belmonte e de parceiros para disseminar o Biênio da Primeira Infância e a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida.

Com a hashtag #CriançaÉPrioridade, uma série de mensagens serão publicadas para chamar a atenção sobre o tema e engajar a população com o assunto. Também estão sendo disponibilizados um enxoval para ser usado nas redes sociais, com capa, avatar e cards, para que todos possam participar da ação e, assim, colocar a primeira infância em evidência.

Convidamos a todos a participar dessa mobilização e a fazer parte desta mudança!

Confira o enxoval para as redes sociais e entre nesta campanha:
https://photos.app.goo.gl/Uotwg3iifK4ebcJ87

Acesse o site do Biênio da Primeira Infância: http://bieniodaprimeirainfancia.com.br/

últimas noticias
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade