Sistema da Secretaria de Saúde sai do ar e prontuários são feitos à mão - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora

Sistema da Secretaria de Saúde sai do ar e prontuários são feitos à mão

Regional

2 meses atrás

Estão fora do ar todos os prontuários dos pacientes dos hospitais do Distrito Federal. Um princípio de incêndio seguido de pico de energia deu pane no TrakCare. O sistema de informação da Secretaria de Saúde reúne todos os dados de consultas, exames e histórico médico da rede pública. Sem a ferramenta, todo o processo precisa ser feito manualmente, o que atrasa os atendimentos médicos.

Desde terça-feira (10), os equipamentos funcionavam com auxílio de um gerador. Naquele dia, houve um princípio de incêndio no data center localizado no Instituto Hospital de Base de Brasília, que roda todos os sistemas da Secretaria de Saúde. “O gerador segurou até 21h de ontem, quando identificamos o problema e começamos os reparos, que foram feitos com sucesso”, conta o coordenador Especial de Tecnologia de Informação em Saúde (CTINF), José Guilherme.

O problema foi ao religar os aparelhos à rede normalizada. “Houve um pico de energia que afetou as duas máquinas responsáveis pelo sistema. Agora, há dificuldade para voltar”, explica o responsável. De acordo com ele, pode ter ocorrido uma variação de energia e, quando retomado, os equipamentos não aguentaram a tensão alta. “Vamos identificar o que aconteceu, mas agora atuamos na reparação”, avisa.

Os funcionários foram avisados do problema ainda durante a madrugada:

Normalização

A previsão é que o serviço seja restabelecido até 15h desta quinta-feira (12). Até lá, todos os prontuários dos hospitais, que atendem apenas urgências e emergências, são feitos a partir de um protocolo manual de atendimento. “O serviço não para, mas pode ficar mais moroso”, esclarece José Guilherme. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e marcações de consultas são feitas por outro sistema, vinculado ao Ministério da Saúde. Eles não foram afetados.

Fonte: Jornal de Brasilia
últimas noticias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade