Universidade de Portugal dá bolsas de estudo e aceita Enem - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora

Universidade de Portugal dá bolsas de estudo e aceita Enem

Instituto Politécnico de Leiria admite a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e oferece bolsas de 50% para brasileiros

Internacional

5 meses atrás

Cada vez fica mais fácil estudar fora do país utilizando a nota do Enem. Mais de 20 universidades portuguesas estão adotando um processo seletivo facilitado para brasileiros. Além da candidatura, bolsas de estudos estão sendo disponibilizadas nas melhores instituições de ensino de Portugal. É o caso do Instituto Politécnico de Leiria, que está com inscrições abertas para seus cursos de pós-graduação e graduação. A informação é da revista Exame.

Para todos, há possibilidade de bolsa de 50% no valor total da anuidade – que já é significativamente mais baixo que as taxas de outros países europeus.

Como funcionam as bolsas
A anuidade dos cursos é de 3 mil euros (nas áreas de educação, ciências sociais, administração, tecnologia, artes, design e turismo) e 4 mil euros nos cursos na área da saúde.

Com as bolsas de 50%, os valores caem para 1,5 e 2 mil euros anuais. O Instituto Politécnico de Leiria possui uma página dedicada a estudantes brasileiros, na qual é possível acessar detalhes sobre o processo de candidatura às vagas nas universidades e informações sobre vida e custos de manutenção em Portugal.

Há três possibilidades de bolsas: bolsa mérito, bolsa de cooperação para o desenvolvimento – direcionada apenas a candidatos de países de língua portuguesa – e bolsa de tecnologia – disponível apenas para candidatos dos programas biotecnologia, engenharia da energia e do ambiente, engenharia e gestão industrial e engenharia civil. O estudante pode se inscrever para as três, mas elas não são cumulativas.

Inscrições
Para se inscrever, é preciso submeter seu histórico acadêmico e profissional (no caso de pós-graduação). Confira aqui os detalhes de cada bolsa e como se inscrever para cada uma.

Fonte: Metrópoles
últimas noticias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade