Valparaíso discute segurança e lamenta ausência do Estado
Comunidade e governo de Valparaíso de Goiás discutiram na sexta-feira (27) tema segurança. Uma audiência pública lotou o auditório da secretaria de Educação na Etapa A. Apenas o governo de Goiás deixou a desejar, já que não enviou nenhum representante à reunião. Os deputados, federal Rubens Otoni e a estadual Adriana Accorsi, ambos do PT, compareceram ao encontro recheados de policiais civis e militares. A prefeita Lucimar Nascimento foi considerada a grande parceira da não violência. O estado de Goiás, embora convidado, não mandou representante.

Adriana, que é presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Goiás, destacou a importância das forças policiais no combate criminalidade. Ela inda lembrou que no Estado apenas a prefeitura de Valparaíso tem assumido a responsabilidade com o tema. Lucimar, segunda a parlamentar, tem se destacado ao contribuir de forma decisiva com a construção de delegacias e também na estruturação dos espaços policiais.
“Quando chefe da Policia Civil de Goiás, uma das primeiras pessoas que me procurou foi a prefeita Lucimar. Ela ressalta que segurança pública também é responsabilidade do município. Ela é uma referencia para o Estado”, destacou Adriana .
O governo municipal do PT teria construído uma unidade especializada, arcado com o aluguel da Delegacia da Mulher e ainda contribuído com a reforma do CIOPS do Céu Azul. Além disso, disse Adriana, a prefeita apresentou um plano estratégico de segurança ao governo de Goiás. A ideia, agora, é obter o aval do governador Marconi Perillo para que a cidade ganhe uma unidade ligada à criança e ao adolescente e também ao idoso.
A deputada esclareceu que o município ainda ajuda a combater à criminalidade, elaborado e executando diversos projetos sociais e culturais. Ela colocou-se à disposição da cidade para diminuir cada vez mais à violência.
A vereadora Ângela pessoa lamentou a ausência e as negativas do estado de Goiás em criar novas delegacias, sobretudo às especializadas no atendimento à criança e ao idoso. A parlamentar municipal disse ainda que os policiais lotados na PM e Policia civil “tiram leita da onça”, referindo-se as dificuldades importas as corporações. “Precisamos de num olhar diferenciado do governo federal para as cidades do Entorno. Precisamos de ajuda”, argumentou a vereadora.
Lucimar, por sua vez, disse que sua preocupação maior é com a segurança da comunidade. Ela destacou o desempenho das forças policias, sobretudo dos delegados e do comandante da PM na cidade. Hoje, sua prioridade é ajudar a melhorar as condições de trabalho dos policiais que atuam no município.