Detran Goiás vistoria transporte escolar até maio
O Detran realiza de março a maio a vistoria do transporte escolar público em todo o Estado de Goiás. A expectativa é que mais de 4 mil veículos passem por inspeção para que sejam averiguadas as condições dos itens de segurança e a documentação do condutor, conforme a Portaria 023/2012.
Durante a vistoria, os fiscais observam desde a adequação da faixa de identificação do transporte escolar até a quantidade de cinto de segurança, que deve ser em número igual à lotação do veículo. O veículo também deve ter, entre outras coisas, limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, em caso de acidente.
Além dos equipamentos obrigatórios de segurança, os vistoriadores também estão atentos à documentação dos condutores. Para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado na Categoria D, possuir mais de 21 anos, ter feito curso específico e apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. Ele não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
Para realizar o trabalho, o Detran conta com cinco equipes trabalhando simultaneamente em todo o Estado. A vistoria é obrigatória e visa garantir que os veículos que compõem a frota do transporte escolar dos municípios estejam em perfeitas condições de segurança, e que os condutores sejam devidamente preparados para transportar vidas. Proprietários ou prefeituras que perderem o prazo podem responder Ação Civil, de acordo com Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público de Goiás.
A vistoria nos moldes que é realizada em Goiás é modelo para outros Estados brasileiros e acontece semestralmente. Outra meta do Detran é a renovação da frota. A partir de dezembro de 2013, os veículos utilizados para transportar alunos devem ter, no máximo, dez anos de uso no caso de ônibus e micro-ônibus e 8 anos para os demais veículos.