Prefeito Cristóvão recepciona profissionais do Mais Médicos
O prefeito Cristóvão e o secretário municipal de Saúde, Watherson Roriz de Oliveira, recepcionaram oito médicos de procedência cubana (do “Programa Mais Médicos”) que atuarão em unidades básicas de saúde, em Luziânia. A recepção aconteceu no gabinete do prefeito e também contou com as presenças de outros secretários municipais, vereadores e de servidores da Saúde.
“Estamos muito satisfeitos; é um passo importante que a atual administração consegue dar, colocando esses profissionais para atuarem nas Unidades de Saúde da Família. Com esse reforço no atendimento de atenção básica, vamos diminuir a grande demanda nos hospitais. Aproveito a ocasião para agradecer ao prefeito Cristóvão pelo apoio incondicional que sempre tem dado à área de saúde”, enfatizou o secretário Watherson de Oliveira.
“Sem dúvida, a comunidade ganha, e muito, com a chegada desses profissionais; estamos animados. Quero lembrar a todos que temos avançado na área de saúde, mas ainda não está da maneira ideal, pois várias ações ainda precisam ser implementadas e muitas dependem de processos licitatórios, que estão em pleno andamento. A nossa população merece uma saúde pública com mais qualidade e estamos trabalhando fortemente para que isso aconteça não apenas em um ou outro bairro, mas em todo o município”, ressaltou o prefeito.
Os médicos
Antes de chegarem ao município, os profissionais foram avaliados durante três semanas em universidades federais, onde testaram seus conhecimentos em português e nos protocolos de atenção básica. Eles também receberam vários treinamentos em Goiânia.
Para começarem a trabalhar, os médicos agora aguardam o termo de adesão ao programa, bem como a liberação do registro profissional provisório pelo Conselho de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO).
Até a presente data, um profissional selecionado pelo “Mais Médicos” atua em Luziânia: Marcelino Poltronieri, de procedência italiana. Ele trabalha, há um mês, na Unidade de Saúde da Família do Parque Estrela D’Alva X.
Novas Unidades de Saúde da Família
O prefeito Cristóvão anunciou que, em breve, serão construídas 16 novas Unidades de Saúde da Família. Assim que elas estiverem em pleno funcionamento, serão formadas mais 21 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Atualmente, o município conta com 17 unidades e 18 equipes atuando. Com a ampliação, a área de cobertura do programa será de 75%. (Por Rdrigo Piccirili, da ASCOM da Prefeitura de Luziânia)i