Operação prende 4,7 mil criminosos no DF
A operação “Ação em Cadeia”, realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal, tirou das ruas 4.796 criminosos, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Segurança Pública.
A ação começou em abril e já acumula uma média de 26 mandados de prisão cumpridos por dia. Os criminosos tinham ordem de prisão em aberto entre abril e outubro deste ano pelos mais diferentes crimes.
“O cumprimento desses mandados tem reflexo direto na redução dos índices de criminalidade, visto que 70% do contingente carcerário atual são reincidentes. Com a prisão de criminosos contumazes, conseguimos reduzir os índices criminais”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Nos seis meses de existência da “Ação em Cadeia”, o número de homicídios teve redução de 21%. Em 2012, entre abril e outubro, foram registrados 461 homicídios e, no mesmo período deste ano, esse número caiu para 362.
Os crimes de latrocínio e roubo com restrição de liberdade também tiveram redução de 60% e 33%, respectivamente.
A operação, que tem caráter permanente, cumpriu, no total, 5.623 mandados de prisão em todo o DF. O número de mandados cumpridos é superior ao de pessoas presas em razão de muitos criminosos terem mais de um mandado em aberto. (Por: Agencia Brasília)