Desenvolvimento do DF inclui Região Metropolitana

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social se reuniu nesta quarta-feira (11), para o seu ultimo encontro do ano. Os conselheiros fizeram um balanço das atividades desenvolvidas pelos grupos de trabalho (GT).

Arquicelso Bittes, apresentou ao pleno uma carta de recomendação sobre as políticas para a Região Metropolitana (Fotos: GDF)
Arquicelso Bittes, apresentou ao pleno uma carta de recomendação sobre as políticas para a Região Metropolitana (Fotos: GDF)

O secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana e coordenador do grupo de trabalho sobre o tema, Arquicelso Bittes, apresentou ao pleno uma carta de recomendação sobre as políticas para a Região Metropolitana.

Para Bittes, “a política de desenvolvimento do Distrito Federal não pode ser pensada sem avaliar a relação entre Brasília e os municípios que a circundam”.

O presidente da Coodeplan, Júlio Miragaya, revelou que uma pesquisa foi realizada e poderá ajudar no planejamento do GT. “Realizamos uma pesquisa em 12 municípios metropolitanos que será importante para o planejamento do DF e das regiões que mantem relações com Brasília”, afirmou.

“Uma das maiores reclamações que vemos de quem mora no entorno é a questão do transporte público. Eles precisam pegar ônibus do entorno para vir estudar em Brasília, onde a educação é muito melhor e sofrem com ônibus ruins e passagens caras”, afirmou o estudante e presidente da UNE, André João.

A subsecretaria de Educação Básica, Edileusa Fernandes, apresentou o Pacto pela Educação Integral no DF. O projeto prevê uma participação ativa da comunidade. “É necessário que a escola abra espaço para outros conhecimentos, outros saberes, para isso a participação da sociedade na escola é essencial”, garantiu.

A educação integral começará pela ampliação do turno escolar para sete horas, nas 22 escolas de Brazlândia, que atende 12.143 alunos. “Uma das ações será a implantação de uma Escola da Copa, que será construída com materiais da obra do estádio e da Escola Parque, que terão atividades artísticas, culturais e esportivas”, afirmou Edileusa.

“Elegemos Brazlândia para ser a primeira com todas as escolas em tempo integral, ainda em 2014. Depois levaremos esse modelo para todas as cidades do DF”, declarou o governador Agnelo Queiroz.

Para o conselheiro e coordenador da Central Única das Favelas no DF (CUFA), Max Maciel, há uma grande diferença entre escola em tempo integral e educação em tempo integral. “O objetivo não é apenas manter as crianças dentro da escola. Não temos que ter escolas que preparem apenas para concurso público e vestibular, mas uma escola que prepare para a vida”, enfatizou.

Após o debate realizado sobre os temas, o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli garantiu que todas as observações feitas pelos conselheiros serão analisadas. “Todas as ponderações fazem parte da elaboração desse pacto”, concluiu.

Para o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, “é muito importante que se mantenha essa postura de diálogo. O nosso projeto de cultura, por exemplo, articula com as ações de educação e de ciência e tecnologia”.

O governador encerrou a reunião apresentando as principais realizações de 2013 e a previsão para 2014. “2013 foi um ano vitorioso, hoje temos controle total das ações públicas. De todas as cidades sedes da Copa, Brasília é a mais transparente do Brasil”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *