União contra o crime no Entorno

Começam nesta semana as ações policiais conjuntas entre os governos de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e a União. Representantes das polícias Civil e Militar de Goiás, DF, Minas Gerais e a Força Nacional definiram nesta terça-feira, dia 7, o cronograma das operações conjuntas a serem realizadas em 2014. A parceria ocorre a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado no último ano para resolver problemas de jurisdição entre os estados e o DF, a troca de informações e  combater a criminalidade. A reunião foi em Brasília, no Gabinete de Gestão de Segurança no Entorno do DF.

“Nós já tínhamos feito uma reunião no dia 16 de dezembro, para  o planejamento das ações em conjunto e  dar andamento ao Acordo de Cooperação Técnica que foi assinado entre Goiás, DF e Minas Gerais, mais a União.  O acordo prevê a troca de informações e operações em conjunto. Também  foi feito o planejamento e hoje nos reunimos para marcar as datas das operações”, explica o chefe do Gabinete de Gestão de Segurança no Entorno do DF, coronel Divino Efigênio de Almeida.

Segundo ele, as operações conjuntas serão mensais e abordarão todos os tipos de crimes. Inicialmente, o foco serão bloqueios para recuperar produtos roubados, combater o tráfico de armas e drogas, e também evitar homicídios. “As polícias estavam trabalhando distanciadas umas das outras e tinham suas próprias competências dentro de sua jurisdição e o crime não tem fronteiras. Então esse acordo veio para acabar com isso. Para as policias conversarem mais entre si e trabalharem mais entre si, porque o nosso inimigo comum é um só tanto em Goiás, no DF ou em Minas”, argumenta o coronel.

De acordo com o chefe do GGS nos últimos anos havia inúmeros conflitos de jurisdição, como um suspeito estar preso em outro Estado ou sendo investigado pelo mesmo crime por policias diferentes.  Com informações da ASCOM do Governo de Goiás)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *