Maduro diz que se reunirá em breve com Rohani
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que espera se reunir “em breve” com o colega iraniano, Hassan Rohani, para “continuar aprofundando” as relações com o país islâmico, paralelamente à visita à Venezuela do vice-chanceler do Irã.
“Muito em breve, nos veremos para continuarmos aprofundando as relações estratégicas, históricas e profundamente humanas entre a República do Irã e a República Bolivariana da Venezuela”, disse Maduro no palácio presidencial de Miraflores.
“Está aqui o vice-chanceler da República Islâmica do Irã (Mayid Tajt Ravanchi), e, juntamente com o chanceler Elías Jaua, irei recebê-lo agora à noite. Trouxe para mim uma carta do presidente Hassan Rohani e de nossa irmã República do Irã”, assinalou.
O encontro seria o primeiro entre os dois chefes de Estado.
Os chanceleres dos dois países se reuniram nesta quinta-feira para fechar acordos de cooperação da Venezuela com o novo governo iraniano, eleito em junho de 2013.
Os laços bilaterais fortaleceram-se depois que Mahmud Ahmadinejad assumiu a presidência do país islâmico, em 2005, após o quê foram assinados acordos de cooperação nas áreas energética, tecnológica, automotriz, industrial, alimentar e de infraestrutura.
O último encontro entre o presidente venezuelano Hugo Chávez e Ahmadinejad foi em junho de 2012, em Caracas. O ex-presidente iraniano retornou à Venezuela em março de 2013, para o funeral de Chávez. (Por:AFP)