ANNT responde aos protestos do Entorno. Novos ônibus já em Abril
Uma nova manifestação de passageiros na manhã desta terça-feira (18) na Cidade Ocidental (GO) chegou a fechar parte da via. De acordo com a Polícia Militar, usuários do transporte reclamavam sobre a falta ônibus para atender a população da região. Os rodoviários também participaram do movimento e seguiram até a garagem da Viação Anapolina (Vian) para pedir por melhores condições de trabalho.
Cerca de 40 rodoviários ainda estão em frente à garagem da empresa e reclamam que os salários estão atrasados há 20 dias. A principal entrada da cidade, em Nova Friburgo chegou a ser fechada com pneus e pedaços de madeira incendiados no início da manhã, mas o grupo de passageiros se disperssou por volta das 9h e a via foi liberada.
Segundo a corporação, o protesto começou por volta de 5h, e contou com ao menos cem pessoas. A Polícia Militar informou que os coletivos não circularam na cidade nesta manhã. O problema, no entando, se estende a outras cidades, como Santa Maria: alguns moradores dependem dos ônibus da Vian para chegar ao trabalho.
ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.
A ANTT afirmou que um chamado de emergência será publicado na próxima terça-feira (17/3) para que uma nova empresa passe a operar junto com a viação Anapolina de forma emergencial, a partir do mês que vem. O entorno sul irá receber 200 novos ônibus que permanecerão até que as licitantes comecem a atuar em 2015. A empresa que tiver veículos mais novos terá preferência.
A diretora da ANTT, Ana Patrízia Lira informou que o transporte do Entorno nunca passou por licitação. “Eles começaram a circular e ficaram por decreto até 2008. De lá para cá estão atuando por contrato emergencial”, explicou. Ela disse que a demora na abertura de licitação foi devido a estudos e análises técnicas.
“A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno”, afirmou Patrícia. Segundo a diretora, um rigoroso controle será feito para observar se rotas e horários estão sendo cumpridos. “As empresas do DF e Entorno que queiram participar devem estar dentro de todos os critérios de regularidade fiscal, devem ter ônibus de qualidade e cumprir determinações de itinerário”, finalizou a diretora.
Valparaíso
Ontem Valparaíso parecia uma praça de guerra. A policia dispersou os manifestantes com bombas de efeito moral. Uma mulher passou mal e sua filha ficou ao lado dela, chorando. Vanessa foi levada por populares a um hospital da cidade. A prefeita da cidade, Lucimar Nascimento, esteve ontem mesmo com a direção da ANTT.
Prefeita Lucimar ontem na ANTT. Resposta veio rápido, comemora a comunidade. Já em Abril Valparaíso e o Entorno serão atendidos por novos ônibus.