Luziânia terá UPA 24 horas
As obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento de Luziânia seguem a todo vapor. A meta da Prefeitura é entregar a UPA 24h, em construção no Parque Estrela D’Alva II, até o fim do ano. No último fim de semana, o prefeito Cristóvão Tormin esteve no local, seguindo a rotina de vistorias de obras no município.
Recentemente, uma equipe técnica do Ministério da Saúde também visitou as obras da UPA para realizar uma inspeção de rotina e aprovou o que viu. “A Prefeitura tem seguido todos os padrões estabelecidos pelo Ministério e isso é muito bom. A obra está sendo muito bem executada”, ressaltou a analista técnica Natália Vargas.
“Vai melhorar muito o nosso bairro. É muito bom ter atendimento de saúde perto de casa. Estou bastante satisfeito. Não precisarei mais pegar ônibus. Ser atendido em um lugar com tudo novinho vai ser maravilhoso”, comemora João Batista Oliveira, que mora bem próximo ao local das obras.
Agora, a Prefeitura está concluindo o projeto para a construção de mais uma UPA 24h no município. A unidade será erguida no Distrito do Jardim Ingá.
Segundo o prefeito Cristóvão, além das Unidades de Pronto Atendimento, a Saúde no município ganhará mais reforços: o hospital Regional será todo reformado e novos aparelhos serão adquiridos; as obras de construção de 17 novas Unidades de Saúde da Família em breve serão iniciadas; o CAIS do Setor Fumal passará por uma reforma completa e um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) será construído. “Outras grandes ações já estão a caminho, pois queremos e vamos conseguir mudar para bem melhor a saúde em nosso município. O nosso governo está sempre empenhado em garantir os recursos necessários para que isso aconteça. O nosso objetivo é oferecer constantemente à população um atendimento de melhor qualidade”, destaca o chefe do Executivo de Luziânia.
O que é uma UPA?
Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24h, inclusive nos fins de semana, ajudando a desafogar os prontos-socorros, atendendo desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para o hospital.
Uma UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades onde há uma UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. (Com informações e foto da ASCOM da Prefeitura)