Domingo tem Caminhada da Paz no Gama
Cerca de quatro mil pessoas se reúnem anualmente na cidade do Gama para Caminhar pela paz. Neste ano o evento será realizado no dia 13 de abril, com concentração no estacionamento do Estádio Bezerrão e traz como tema a promoção da paz e ainda o combate ao preconceito. O evento mobiliza cidadãos e representantes de todos os segmentos da sociedade civil e o Governo do Distrito Federal que apoia a realização do mesmo tendo inclusive o inserido no calendário oficial de eventos do GDF, por meio da Lei 4.708 de 2011.
Além da caminhada de três quilômetros são promovidas no evento ações de combate ao preconceito e à violência doméstica e social. Serão sorteados brindes e cada participante receberá a “camiseta da paz.”. O Governo do Distrito Federal apoia a ação promovida pelo Rotary Club e reconhece a importância de trabalhos de promovam a paz.
“Ficamos felizes que, há vinte anos, essa iniciativa tenha começado no Gama, e que continuem pelo fortalecimento da cultura da paz. Esperamos que mais e mais pessoas possam caminhar pela paz no dia 13 de abril e possam promover a paz em suas atitudes em todos os outros dias do ano”, explica Adauto Rodrigues, Administrador Regional do Gama.
“Para os rotaryanos a paz deve ser promovida de forma preventiva. Precisamos mostrar à sociedade a necessidade da paz, a importância dela e de sua promoção em pequenas ações. Por isso decidimos fazer um manifesto pela paz, uma caminhada onde qualquer pessoa pode participar e vestir essa camisa. A primeira caminhada foi realizada no Gama em 1994, e a cada ano conseguimos aglutinar mais pessoas, pela causa e no evento. Neste ano vamos dar destaque à necessidade de combate aos preconceitos, que hoje são responsáveis por muitas das violências cometidas na nossa sociedade. ” explica Francolino Lustosa, coordenador da edição 2014 da Caminhada da Paz.
Instituição – O Rotary Internacional foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, congrega mais de 1,2 milhão de sócios distribuídos mundialmente por 190 países, cultivando a amizade e o voluntariado, com verdade e justiça, na busca da paz e compreensão mundial e da melhoria das condições de vida da humanidade e das mais de 28.000 comunidades em que se faz presente. (Com informações da ASCOM da Administração)