DF recebe novos investimentos turísticos

O Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (16), dois Centros Móveis de Atendimento ao Turista (CAT’s) e as primeiras Placas de Sinalização Turística, financiados com recursos do Ministério do Turismo para preparar as cidades-sede para a Copa do Mundo. Na ocasião também foi lançado um aplicativo para celular em três idiomas para orientar o visitante.

Bra

GDF reforça setor turístico (Fotos: Dênio Simões)
GDF reforça setor turístico (Fotos: Dênio Simões)

sília é a primeira unidade da Federação a apresentar, por meio dos CATs, o resultado do investimento do governo federal na preparação das cidades-sede. As duas vans são adaptadas com ar-condicionado central, sistema integrado de áudio visual com som e TV, mesas, cadeiras, notebook, gerador de energia, toldos, frigobar e micro-ondas. O valor investido foi de R$ 339 mil.

“Queria parabenizar Brasília pela capacidade de realizar ações à frente de outras cidades-sede”, disse o ministro do Turismo, Vinícius Lages, presente no evento.

“Esse investimento, que melhora o turismo na cidade, estamos fazendo não só para a Copa. É um legado permanente. Fizemos esforços para captar eventos e utilizar esses equipamentos”, disse o governador Agnelo Queiroz, ao citar outros eventos internacionais que a cidade sediará depois da Copa, como o Fórum Mundial das Águas, a Universíade, etapa nacional da Fórmula Indy e da Motovelocidade, entre outros.

Para garantir a qualidade no atendimento, 36 profissionais bilíngues selecionados pela Secretaria de Turismo atuarão nos dois centros, além das unidades fixas do Aeroporto, Casa de Chá da Praça dos Três Poderes, Rodoviária Interestadual e setores Hoteleiros Sul e Norte. Eles passaram por treinamento prático e teórico, em março, sobre como bem atender os turistas.

Durante a apresentação dos CATs Móveis, realizado em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, também foi inaugurada a placa interpretativa trilíngue da arena, representando o término da primeira etapa da instalação da Sinalização Turística de Brasília. Até o fim de maio, 1219 placas serão instaladas em toda a cidade.

Parte das placas, chamadas direcionais, em português e inglês, será colocada nas vias, indicando os caminhos para os pontos turísticos. As demais – chamadas interpretativas, informativas e mapas – já foram todas instaladas e terão textos em português, inglês e espanhol. O investimento foi de R$ 1,28 milhão.

Completando o pacote de ações, foi lançado o aplicativo para celular “Turismo Brasília” em português, inglês e espanhol. A ferramenta traz informações sobre monumentos, roteiros, transporte, telefones e frases úteis, com áudio, agenda cultural, mapas e tour 360º. Está disponível para plataformas IOS e Android.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *