Dono do Clippers banido para sempre da NBA por comentários racistas
O proprietário do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, foi banido para sempre da NBA devido a comentários racistas, informou nesta terça-feira Adam Silver, comissário da liga americana de basquete.
“Os pontos de vista expressados por Sterling são profundamente ofensivos e prejudiciais”, declarou Silver, referindo-se a declarações do dirigente, que em uma conversa por telefone reclamou do fato de a namorada ter postado em uma rede social uma foto ao lado do ex-astro Magic Johnson, e pediu que ela não levasse mais negros aos jogos da equipe.
Com a punição, Sterling, de 80 anos, não pode mais assistir a nenhum jogo ou evento da NBA, aparecer em nenhuma instalação do Clippers ou participar de decisões sobre o clube. Ele também foi condenado a pagar 2,5 milhões de dólares, a maior multa prevista no estatuto da NBA.
Silver também pediu que os donos de outras equipes exerçam sua autoridade para forçar Sterling a vender a franquia do Clippers.
“Espero ter todo o apoio que preciso da parte dos outros donos para tirá-lo do clube”, disse o comissário.
Pelo estatuto da liga americana, Sterling será forçado a se desfazer da equipe se houver um acordo entre 75% dos donos das demais franquias.
Muitos proprietários já se pronunciaram a favor de uma medida como essa. “Se a gravação for verdade, temos que ter tolerância zero”, disse o dono do Sacramento Kings, o indiano Vivek Ranadive.
De acordo com a revista Forbes, o Los Angeles Clippers está avaliado em 575 milhões de dólares. Empresário do setor imobiliário, Sterling comprou a franquia em 1981 por apenas 12 milhões. A fortuna pessoal do cartola é avaliada em 1,9 bilhão de dólares.
“Tem sido um momento doloroso para todos os membros da NBA. Precisaremos de tempo para curar estas feridas da forma apropriada”, completou Silver.
O escândalo estourou quando o site TMZ divulgou o áudio de uma suposta conversa telefônica de Sterling com sua namorada – conhecida apenas pela inicial V e pelo sobrenome Stiviano. Ela mesma é descendente de negros e mexicanos.
O cartola teria sido ouvido criticando V. Stiviano por publicar uma foto dela ao lado do lendário armador Magic Johnson na rede social Instagram.
“Fico chateado com o fato de você querer mostrar sua associação com pessoas negras. Você realmente precisava fazer isso”, diz a voz atribuída a Sterling no áudio.
“Você pode ‘dormir’ com eles (os negros), pode levá-los para sua casa, fazer o que quiser. O pouco que estou pedindo é que não faça publicidade em torno disso e não os traga para os meus jogos”, acrescenta.
“Nos seus Instagrams nojentos, você não precisa aparecer andando ao lado de negros”, completa.
Essas declarações causaram uma enorme polêmica nos Estados Unidos, levando inclusive o presidente Barack Obama a reagir publicamente.
“Quando pessoas ignorantes querem alardear sua ignorância, você realmente não tem de fazer nada, só deixá-las falar”, acrescentou Obama, que qualificou as declarações como “incrivelmente ofensivas” e “racistas”.
Na segunda-feira, o Clippers teve praticamente todos os seus contratos de patrocínio suspensos. (AFP)