Cheia do Rio Uruguai provoca transtorno

A cheia do Rio Uruguai provocou a suspensão da travessia de balsa entre as cidades de Porto Mauá, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, e Alba Posse, na Argentina. Segundo a prefeitura da cidade gaúcha, o serviço foi interrompido na noite de quinta-feira (1º) e ainda não foi retomado. Algumas casas na região também estão ilhadas e moradores estão com dificuldade de ter acesso à agua potável.

Rio Uruguai

A suspensão ocorreu quando o nível de água no rio chegou a nove metros. A cheia foi um reflexo das recentes chuvas no estado e em Santa Catarina. Na manhã desta sexta, o nível do rio se estabilizou em quase 12 metros – a travessia é suspensa na marca de 9,7 metros. Mesmo que volte a baixar durante a tarde, o serviçõ só deve ser retomado nos próximos dias, já que as equipes policiais e da Receita Federal tiveram que sair do local de trabalho e transportar seus equipamentos para outro lugar.

As pessoas que moram na região se previnem das cheias com barcos guardados em casa. No lado brasileiro, cerca de 10 residências foram atingidas. “Antes eu tinha uma casa perto do rio. Seguidamente passávamos por enchentes e perdíamos tudo. Hoje construímos uma mais longe, onde a água não chega”, conta a agricultora Marlene de Mattos.

Desavisados, muitos motoristas que pretendiam deixar o país tiveram que interromper a viagem. O escrituário Inácio Perin pretendia visitar o irmão e não sabia das cheias no Rio Uruguai. “Vamos ficar por aqui e amanhã voltaremos para Sapucaia do Sul”, afirma. A expectativa dos moradores é que o nível do rio baixe até a noite, como ocorreu em cheias anteriores. (Por: G1 do Rio  Grande do Sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *