Valparaíso pode ficar livre da farra dos aluguéis
Por ano os governos gastam milhões pagando aluguéis. O povo questiona as gastança. “Com esse dinheiro dava para construir vários prédios”, lembram alguns. Com o objetivo de eliminar a farra dos aluguéis o governo de Valaparaíso de Goiás investe na compra de imóveis próprios. A idéia da prefeita Lucimar Nascimento é de que até 2016 todos os prédios públicos municipais tenham sede própria.

A secretaria municipal de Educação, por exemplo, sairá do aluguel. O órgão deixará de desembolsar quase R$ 30 mil por mês em local. A nova Casa da Educação fica na região central do município, na Etapa A. Além do prédio, o local tem estacionamento. O patrimônio próprio custou R$ 3,5 milhões, pagos em três parcelas. Os recursos são do governo federal, pagos através do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. São seis lotes juntos.
O povo prova a “ação corajosa” do governo atual. Maria de Lurdes, moradora do bairro Jardim Oriente, lembra dos arranjos políticos feitos para “fechar” os alugueis. “A farra do aluguel é algo que envergonha o povo brasileiro. Em Valparaíso, recordo, que tinha órgão funcionando em prédios de aliados políticos. Isso é vergonhoso”.
Por último a senhora faz questão de apoiar a decisão da prefeita local. “Ela é uma mulher de coragem, ética e trata com zelo o dinheiro público. Até que em fim vamos abolir a farra dos alugueis em Valparaíso. A prefeita Lucimar tem os meus aplausos”, diz empolgada Maria de Lurdes, que aproveita e reclama do excesso de buracos em seu bairro.
Essa não é a primeira vez que o governo local adquire um imóvel para a sociedade valparaisense. No Céu Azul passou para o poder público o antigo Colégio Cesan. Para obter os bens, o governo teve que economizar muito”, lembra a secretária de Educação, Ana Cláudia, que ainda completa: “A ideia é aparelhar melhor os instrumentos públicos municipais e diminuir a conta com os aluguéis de imóveis.”