Valparaíso recepciona 18 médicos cubanos

Um grupo de 166 profissionais chegou a Goiás para o quarto ciclo do programa Mais Médicos, do governo federal. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, parte deles foi encaminhada a 64 municípios goianos.  De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o grupo é composto por 158 cubanos, um haitiano, uma venezuelana, uma boliviana e cinco brasileiros graduados na Venezuela. Destes, 18 estão em Valparaíso de Goiás. Na cidade administrada pela prefeita Lucimar Nascimento eles foram recepcionados, hoje, dia 14, pela comunidade. Logo depois participaram de um almoço.

Hugo Bites, do PT, esteve na recepção aos novos médicos de cidade. (Fotos: Bruno Costa)
Hugo Bites, do PT, esteve na recepção aos novos médicos de cidade. (Fotos: Bruno Costa)

 

Entre os municípios que mais receberam médicos em Goiás, alguns são do Entorno, como Valparaíso de Goiás, com 18 profissionais, Novo Gama, com 10, e Cidade Ocidental, com oito. Porém, a lista completa da distribuição dos profissionais não foi divulgada. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, algumas cidades que receberiam os médicos desistiram. O MS não informou quais são esses municípios, nem o que motivou a desistência.

Manoel Alejandro, médico cubano, cita a frase de um "médico e lutador" em sua recepção em Valparaíso de Goiás: "A saúde e a vida de uma só pessoa vale mais que todo o dinheiro do mundo" - Ernesto Che Guevara. (Fotos: Bruno Costa)
Manoel Alejandro, médico cubano, cita a frase de um “médico e lutador” em sua recepção em Valparaíso de Goiás: “A saúde e a vida de uma só pessoa vale mais que todo o dinheiro do mundo” – Ernesto Che Guevara. (Fotos: Bruno Costa)

De acordo com a coordenadora estadual do programa Mariza Aparecida, a chegada desses profissionais vai atender a demanda de municípios carentes de médicos e áreas mais afastadas da capital. “O objetivo é melhorar o atendimento básico de saúde das famílias e com isso desafogar os hospitais”, afirma.

O secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Fernando Menezes, aponta que, desde a implantação do programa, houve um aumento de 7% no número de atendimentos à população em todo o país. “O balanço é altamente positivo, com uma aprovação de 84% por parte da população. E além de levar mão de obra para esses lugares, nós estamos como consequência, levando estrutura para esses lugares” disse.

O cubano Manuel Alejandro Torres Escalona está ansioso. Ele é um dos 18 médicos que vieram para Valparaíso de Goiás. “Acho que o povo que mora nessas cidades vai ficar feliz com a nossa chegada, porque são mais médicos para atender a população, então a saúde deles vai melhorar”, afirmou o médico.

Escalona também já atuou profissionalmente na Venezuela em um programa semelhante ao Mais Médicos e garante que é uma ótima oportunidade para melhorar a qualidade de vida da população “Na nossa formação, o principal não é só o conhecimento, mas também a qualidade do atendimento. Somos preocupados com a solidariedade, em atender quem precisa”, concluiu o cubano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *