Goiano aprova realziação da Copa do Mundo
Pesquisa do Instituto Verus, encomendada pelo jornal O Popular, mostra que o goiano está animado e aprova a realização da Copa do Mundo no Brasil. O levantamento foi realizado em todas as regiões do Estado e 53,2% dos entrevistados são a favor da Copa, mas 67,8% acreditam que o torneio só vai deixar prejuízos para o País.
O Verus também perguntou se os goianos vão torcer pelo hexacampeonato da seleção brasileira. A maioria absoluta, 86,2%, disse que torce pelo time de Felipão; 11,2% afirmaram que não vão torcer para ninguém e 2% vão torcer para outras seleções.
Na Capital e Região Metropolitana o humor do goiano é mais contido do que nas outras regiões e 47,8% são contra a Copa e 45% são favoráveis. No interior, o índice de aprovação foi sempre maior que o de rejeição e no Oeste goiano chegou o percentual favorável chegou a 61,3%.
A pesquisa avaliou o sentimento dos goianos em relação aos protestos e 65,7% disseram ser conta a realização de protestos nos dias de jogos. Por outro lado, 19,3% são favoráveis e 14,5% também são a favor, mas desde que não haja violência e depredação. Apenas 4,4% dos goianos estão dispostos a protestar nas ruas.
A descrença dos goianos se manifestou quando perguntados sobre o legado da Copa do Mundo. Para 67,8%, o Mundial vai deixar mais prejuízos e 23,3% acreditam que o torneio será benéfico para o Brasil.
A pesquisa entrevistou 1,2 mil pessoas em todas as regiões do Estado e a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.