O aniversário do Médium João de Deus
Aniversário é uma data especial na vida das pessoas. E quando se completa mais uma primavera, isto é mais uma dádiva dada por Deus, que é a vida. É este o sentimento do médium conhecido mundialmente João Teixeira de Faria, o João de Deus, na data da última terça-feira quando completou mais um ano de vida. A festa em comemoração à data ocorreu na última sexta-feira na Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia-GO, e contou com presenças ilustres que homenagearam o médium e agradeceram pelas benfeitorias promovidas por João de Deus.

O local das festividades foi fundado pelo médium no ano de 1976. Um homem de pés descalços, antes de se tornar médium, João de Deus trabalhou como alfaiate, minerador e também numa olaria. “Sou de uma família humilde do Estado de Goiás, ando assim (descalço) não é para aparecer, mas porque já fui alfaiate, pião de boiadeiro, fui garimpeiro e tenho essa missão que Deus me confiou”, ressalta.
Natural de Cachoeira da Fumaça-GO, ele é conhecido pelos seus feitos, como as cirurgias espirituais, que lhe trouxeram boas e más impressões perante a sociedade, isso porque nem todos acreditam na eficácia dos procedimentos. João sempre esclareceu que nunca curou ninguém, quem o faz é Deus. Além disso, tal eficácia depende mais da fé e comprometimento do paciente que do procedimento propriamente dito.
Quanto ao número de visitantes da casa e pessoas de renome que compareceram ao aniversário, ele diz: “Eu acho que realmente muitas pessoas me conhecem, no entanto, isso não vai mudar nada, eu sou só o João Teixeira. O importante aqui é o poder de Deus, esse sim é maior, estou aqui com minha família, comemorando com meu povo”.

Um grande amigo do médium a quem ele próprio diz sentir grande gratidão é Eurípedes Pires da Silva. “Nos conhecemos há cerca de 40 anos, o João sempre foi o símbolo da humildade, tem esse poder em suas mãos. Ele não fecha as suas portas para ninguém, tem um coração enorme, é tão forte o que sinto por ele”, diz. Eurípedes cita ainda que gosta de estar na Casa de Dom Inácio diariamente, mas infelizmente não pode, portanto faz questão de orar pelo médium diariamente. “O que ele fez pelas pessoas só Deus pode pagar”, ressalta. João diz ser muito grato à família deste amigo, tendo em vista que foram eles a acolhê-lo nos momentos em que mais precisou. “Me alimentaram, me deram de vestir. Acompanharam-me até mesmo no hospital quando foi preciso. Eles levaram o corpo de minha mãe até o cemitério junto comigo, essas coisas não se esquecem”, reflete ele.
Presenças ilustres
Além da companhia de muitos dos moradores da cidade, que receberam comidas típicas e, é claro, o bolo de aniversário, além de uma linda festa sem nenhum custo, participaram do aniversário pessoas como o pai do atual governador do Estado, Marconi Ferreira Perillo. Ele, que não quis dar entrevista, disse que foi marcar presença no evento em nome de seu filho e em gratidão ao papel do médium na vida de sua família.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Barroso e sua esposa também estiveram no evento. Ele se mostrou muito grato ao trabalho e receptividade de João. “Eu o conheci por intermédio de um grande amigo: Carlos Aires Brito, que o levou até minha casa numa ocasião em que eu estava doente, foi quando nos tornamos amigos”, afirma. O ministro ressalta que sua esposa frequenta semanalmente a Casa de Dom Inácio. “Eu, pelo menos uma vez por mês, tento vir. Acho que esse é um lugar de uma energia extremamente positiva, que erradia um sentimento bom e ajuda a extrair o que as pessoas têm de melhor, portanto, eu venho sempre que posso. Se o João me convida para seu aniversário, não poderia deixar de vir abraçá-lo pessoalmente”, diz.

Para o stylists e figurinista Rodrigo Grunfeld, que trabalha com várias pessoas de renome, como a apresentadora Fernanda Lima, e tem trabalhos em revistas internacionais, estar na Casa de Dom Inácio é algo fantástico, e que te traz muita paz interior. “Eu frequento a casa há dois anos, vim pelo amor e não pela dor. Isso ocorreu depois de um sonho que tive com Chico Xavier, onde ele pediu para que eu procurasse o médium João e as entidades da casa, que me trariam o equilíbrio espiritual que tanto busquei na vida”, ressalta. Rodrigo diz que vai à Casa de Dom Inácio pelo menos uma vez por mês, onde também consegue fazer trabalhos voluntários. “A frequência da minha vinda depende do meu cronograma de trabalho, assino o programa da Fernanda Lima, Amor e Sexo, e agora o Super Star que está no ar, faço figurino dela”, explica.
Para ele, existe algo de muito especial ao entrar na casa. Na segunda visita, ele foi levado à presença do médium. “Nós começamos a conversar e descobrimos que tínhamos várias coisas em comum. Foi criando uma empatia entre eu e ele. Ficamos muito amigos, João é meu segundo pai, minha família também frequenta a casa”, esclarece. Rodrigo ainda cita que tem grande admiração pela generosidade e o amor com o qual João trata seu trabalho. E completa dizendo que houve mudanças em sua vida após a descoberta desse lugar. “No geral foi uma mudança energética, mas, além disso, consegui amadurecer como ser humano, ele sempre me dá muita instrução e me ajuda a ter mais percepção para escolher os caminhos certos”, afirma.
Dona Ana, esposa de João de Deus, durante sua fala no palanque feito para as homenagens ao médium, agradeceu aos visitantes presentes e às autoridades. Além, é claro, de parabenizar o esposo. O prefeito da cidade, Wilmar Arantes, reconheceu a importância da Casa de Dom Inácio para o município em todos os aspectos e presenteou o anfitrião com uma placa de homenagem.
Joca Guanaes é diretor de Convergência na agência de publicidade DM9, de São Paulo, ele também esteve em Abadiânia para prestigiar o aniversário de João Teixeira. “Conheci o médium João de Deus há muito tempo por intermédio de Chico Xavier, pessoalmente já o encontrei algumas vezes, mas frequentar a casa mesmo faço há um mês. O admiro há anos, é um médium espírita, homem dedicado a Deus e às pessoas, tem salvado e curado muita gente”, ressalta. O publicitário cita o episódio em que a apresentadora nos Estados Unidos Oprah Winfrey visitou a casa de Dom Inácio e esteve com João de Deus, o que demonstra sua idoneidade e comprometimento perante sua missão.

Para Joca, “o que importa não é o nome que deram para nosso senhor, podem chamá-lo de Buda, Oxalá, Maomé, do que quiser, o importante é saber que todos os caminhos levam a Deus, e seu João é um homem que dedicou sua vida a fazer o bem, curar as pessoas, dar fé, esperança, amor. Com certeza é alguém que eu admiro e merece meu respeito”, diz. Ele explica que amou conhecer Goiânia e Abadiânia. “O goianiense é acolhedor, valoroso. É um lugar onde eu me sinto bem e pretendo voltar mais vezes.”
Quanto a seu trabalho, ele explica que trata na agência a mistura do ON com o OFF. “Atualmente a DM9 auxilia com trabalhos a 10 Organizações Não Governamentais (ONGs), um dos nossos princípios é: Nossa responsabilidade é do tamanho dos nossos privilégios. A empresa não se preocupa apenas em fazer a propaganda no Brasil, mas também em cuidar de seus profissionais e da sociedade”, afirma.
Futuro documentário mostrará obras
O documentário sobre a vida e obra de João de Deus já é uma realidade, quem conta mais a respeito é o diretor de cinema e TV Candé Salles, que esteve na comemoração de aniversário dos 72 anos do médium. “A ideia do documentário surgiu há três anos e partiu do produtor de São Paulo Marcos Elias, que me chamou para fazer o filme. Desde então, vim até aqui para conhecê-lo e gostei muito do lugar e das pessoas”, ressalta.
CONSPIRAÇÃO
Candé trabalhou por dez anos na Conspiração Filmes, fez dois programas de TV no Multishow, além de vários curtas-metragens e documentários. Entre eles um sobre Caio Fernando Abreu, que será lançado em setembro deste ano, e o da cantora Marina Lima. Quanto ao aniversário do médium, o diretor cita que fica sempre impressionado com o amor dedicado a ele sempre que chega à casa. “Fiquei impressionado com a pessoa dele, é muito simples e verdadeiro, se preocupa com os outros, é engraçado, gosta de tratar as pessoas como se fossem de sua família, logo que nós começamos a ter uma proximidade, ele começou a me chamar de filho e eu a chamá-lo de pai, sou apaixonado por ele”, diz se referindo a João de Deus.
PERFIL
João Teixeira de Faria, no Brasil, mais conhecido como João de Deus ou João de Abadiânia, e em outros países como John Of God, é médium filantropo e fazendeiro. Residente na cidade de Abadiânia, interior do Estado de Goiás, é mundialmente famoso por servir de médium para a realização de tratamento espiritual, incluindo “cirurgias espirituais” sem cortes e “cirurgias espirituais” com cortes de pele sem a utilização de anestesia, em que não ocorrem sangramentos e nem infecções pós-operatórias. Para esses atendimentos, fundou em 1976 a instituição de caridade Casa de Dom Inácio de Loyola, onde atende pacientes, os quais cerca de 80% são estrangeiros.
A presença da família
A filha de coração do médium João de Deus, Fernanda Nascimento, foi quem auxiliou a organizar a festa. Ela, que tem total dedicação ao trabalho, tanto em sua pousada em Abadiânia quanto pela casa, explica que todos os anos seu prazer maior é comemorar mais um ano de vida de João. “Moro na cidade há 19 anos, ele foi o pai que sonhei ter, fez e faz tudo por mim. Eu tive câncer de intestino, já estava desacreditada pelos médicos quando o conheci, em momento algum ele disse que seria fácil minha cura, no entanto hoje estou aqui, não tenho mais câncer”, conta. Fernanda mora com a irmã em Abadiânia e diz ter se acostumado com a rotina da cidade, não trocaria por nenhum outro lugar. “Meu pai está aqui também, eu devo minha vida a ele. Foi quem me estendeu a mão e me apoiou sempre que precisei. Tudo que eu puder fazer por ele ainda será pouco”, afirma a filha emocionada.
PRIVILÉGIO
João é o caçula dos filhos de uma grande família, composta por cinco homens e uma mulher. Sua única irmã, América Nunes do Nascimento, hoje com 90 anos, também quis falar um pouco do imenso amor que detém pelo irmão. “Hoje eu moro na casa que ele me deu, eu ajudei a criá-lo quando criança, mas agora é ele quem cuida de mim. É um imenso privilégio ter o João como irmão, ele é como um pai na minha vida”, explica. América reside em Anápolis com a filha, e sempre que pode vem visitar a casa do irmão. (Por: Nayara Reis, repórter do DIÁRIO DA MANHÃ de Goiânia)