Campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil
Doenças como poliomielite e sarampo foram erradicadas do Brasil e para manter essas doenças afastadas de nossas crianças, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde participam da campanha nacional de vacinação.
Ações como essa disponibilizam muitas informações para as famílias e tem extrema importância para a saúde infantil. Mesmo após o período de vacinação, que vai de 8 a 28 de novembro, a imunização continua em todos os postos de saúde dos bairros de Novo Gama.
Fique por dentro!
Poliomielite
A poliomielite é causadora da paralisia infantil e o alvo são as crianças de seis meses até menores de cinco anos, as que estão no grupo com idade acima de seis meses recebem a injetável. Quando se trata de prevenção, a vacina oral poliomielite (VOP) é segura com um baixo número de reações nas primeiras doses do esquema básico. Após a introdução da vacina inativada poliomielite VIP) em 2012, as duas primeiras doses foram substituídas, diminuindo ainda mais o risco. A doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus e na maioria das vezes a infecção ocorre por vias orais, quase não ocorrem casos com óbitos. Nesses casos as crianças infectadas ficam com lesões sérias no sistema nervoso e estas provocam paralisia irreversível, mais comum nos membros inferiores.
Sarampo
Outra vacina que será disponibilizada a população é a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, está será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa, os sintomas que mais ocorrem são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de uma pessoa para a outra, devido às secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Crianças desnutridas e menores de um ano de idade correm riscos maiores de adquirir infecções mais graves decorrentes da doença.
Em relação à vacina tríplice viral, quase não há reações, algumas crianças apresentam febre ou dor no local onde a injeção foi aplicada, os sintomas passam rapidamente.
(fonte:Ascom – Novo Gama)edição de André Silva