Santa Maria e Gama confiantes em Rollemberg

Em dezembro às atenções são voltadas para a formação da equipe do novo governador (Fotos: Divulgação)
Em dezembro às atenções são voltadas para a formação da equipe do novo governador (Fotos: Divulgação)

Em uma conversa exclusiva, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) garantiu ao O DEMOCRATA que os nomes dos novos administradores regionais serão escolhidos agora, em dezembro. “Indicações para quaisquer cargos no nosso governo só acontecerão em dezembro”, garantiu Rollemberg. Em Santa Maria, por exemplo, diversos nomes estão na disputa. Alguns entram no gosto popular. Segundo assessores do governador, o socialista não pretende indicar nomes de políticos derrotados para o comando das cidades. Ele prefere técnico.

A maioria da população ouvida pela reportagem concorda com os critérios de Rollemberg. Para eles, a cidade não pode ser mais refém de políticos profissionais. A revolta tem motivos: a maioria dos que passaram pela administração viraram notícia policial. Desvio de verbas e distribuição irregular de lotes são algumas das denúncias envolvendo ex-administradores. “Temos que ter um nome que aglutine em torno da nova filosofia de governo do Distrito Federal. O político profissional sempre vai puxar sardinha para o seu grupo, em detrimento da cidade como um todo”, observa o presidente do Conselho de Saúde de Santa Maria, Tota Rodrigues.

O presidente da Cooperativa de Transporte de Santa Maria, uma das mais antigas entidades da cidade, Josenildo Batista, vai na mesma linha do representante da Saúde. Para o rodoviário, Santa Maria tem a chance de começar a escrever uma nova história, sem os velhos vícios clássicos de alguns políticos. “O governador Rodrigo Rollemberg tem a chance de prestar um grande serviço ao povo da cidade, ao nomear para o comando da satélite um técnico. Com isso ele fará uma verdadeira revolução”, acredita o presidente.

Comunidade mobilizada em Santa Maria. Elogios a Rollemberg
Comunidade mobilizada em Santa Maria. Elogios a Rollemberg

A juventude também aplaude o novo governador. Para o presidente do Conselho da Juventude local, Hygor Lennon, o governador Rodrigo inaugura uma nova forma na administração o  Distrito Federal. “As administrações sempre foram cabines de empregos, sem nenhuma preocupação com os problemas da comunidade. Os técnicos são mais preparados e podem contribuir com o futuro governador. Brasília merece o melhor”, comenta o rapaz.

Santa Maria é uma cidade com vários bairros. O líder comunitário Antônio Alã, prefeito comunitário de Santa Maria, lembra que os moradores da região têm dificuldades para estabelecer contatos com a administração. “O administrador sempre está em reunião fora. Os compromissos políticos parecem ser prioridade sempre. Uma pessoa de fora desse contesto terá mais espaço com comunidade e ajudará a aproximar o novo governo do povo. Defendo o nome de um técnico para administrar a minha cidade.”

Os esportistas sãos os mais empolgados com o novo governo. Para eles, o socialista fará o melhor governo da história do DF. “O Rodrigo amo os esportes e fará um grande governo. Fico mais feliz ao saber que ele adotará uma nova postura na escolha dos administradores. Se o técnico for da cidade fica melhor ainda”, observa JL, presidente da Associação recreativa Sport Central de Santa Maria.

Empolgado também está o setor cultural. O movimento Hip Hop, por exemplo, acredita que o novo administrador priorizará a cultura local. “Chega de pessoas que só querem embolsar a verba da cultura. Sonho comum administrador da cidade, e que apoio os movimentos culturais”, analisa o líder dos rappers Diego Bad Black. Júnior, do grupo Voando Baixo, apoia a ideia de Diego. “Santa Maria tem que ser prioridade.”

Os religiosos de Santa Maria oram por dias melhores. O pesadelo chega ao fim nos próximos dias. O pastor Roni, da Igreja Ministério Apostólico Vida em Cristo, espera que o novo governo priorize a ética e a família. Ele espera que Rodrigo cumpra sua promessa de campanha e indique para administrador um técnico que conheça a cidade e seus problemas.

Reuniões

No sábado (22) cerca de 150 lideranças participaram de uma reunião realizada no Galpão Cultural da cidade para debater o nome do futuro administrador regional. Os representantes das entidades também apontaram as demandas do local, especialmente nas áreas de segurança, saúde, cultura e lazer. Dois nomes destacaram-se no encontro: Nery do Brasil, ex-candidato a distrital e Hugo Gutemberg, servidor de carreira do GDF.

“Temos que ter coragem para mudar. O governador Rollemberg tem compromisso com o novo, com o trabalho e com as grandes transformações que o Distrito Federal necessita. O próximo administrador de Santa Maria tem que trabalhar em sintonia com esse novo projeto que Brasília elegeu”, resumiu Hugo.

Hugo é da chamada Geração Santa Maria. Seu nome ganha força em todos os setores da sociedade, especialmente por representar novas ideias, semelhantes às defendidas por Rollemberg. Entidades organizam um abaixo assinado pró-Hugo para ser levado ao governador. “Sou um soldado de Santa Maria e estou à disposição para contribuir da melhor forma com o governo Rodrigo Rollemberg”, conclui Gutemberg.

Gama

No Gama a concorrência também é grande. Diversos nomes, inclusive alguns órfãos de Roriz e Agnelo, sonham em voltar ao poder. A presidenta do PSB da cidade, Valéria Leite, disse que o governador estuda com “muito carinho” o nome dos candidatos. “O governador tem um carinho muito especial pela cidade”, disse ela.

Novo administrador do Gama deve ser indicado em dezembro (Foto: redecolbrasil)
Novo administrador do Gama deve ser indicado em dezembro pelo governador Rodrigo Rollemberg (Foto: redecolbrasil)

Valéria, que nasceu e mora no Gama, é uma das sondadas para assumir a administração ela é formada em Gestão Pública, servidora da Secretaria de Saúde do DF, e coordenou a campanha de Rodrigo na cidade. “Não quero de nenhuma forma atrapalhar o governador. Sou uma soldada do Rodrigo para construirmos um Distrito Federal mais humano e feliz.”

Além de Valéria, estão no páreo a Professora Maria Antônia, presidenta nacional do Sindicato dos Aposentados e o ex-administrador Donizete Andrade, considerado bom gestor pelos gamenses. (Por: André Teixeira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *