Prefeito de Novo Gama fala sobre as obras de seu Governo na Rádio Mega FM

Na manhã do último sábado (29/11) o prefeito de Novo Gama, Everaldo Vidal, foi entrevistado no programa do Dorinato, na rádio Mega FM e falou sobre o andamento das obras em seu governo.

Radio_Mega_site

Confira a entrevista na integra:

Dorinato: Não se pode focar somente num lado da moeda e eu quero dizer que o que está se passando com o Everaldo é uma perseguição política fora de hora. Nós vamos conversar com o Everaldo que todos conhecem e deram a ele uma votação muito expressiva e que hoje nós entendemos que por motivo de politicagem ou alguma coisa, estão tentando prejudica-lo. Prefeito Everaldo Vidal, como está a situação das obras no Novo Gama?

Everaldo: Bom dia Dorinato! Estamos trabalhando muito, não é fácil, pegamos o município em uma situação difícil como já é sabido por todos. Temos muitas obras em andamento e eu acho que o anúncio de várias obras, agora, para o começo do ano, para janeiro, e várias obras que já foram licitadas, está incomodando muita gente e infelizmente hoje na política é assim, tem dez trabalhando pra dar certo, pra ajudar o município, mais tem dez trabalhando pra dar errado. Mas nós estamos muito felizes porque as coisas estão andando. Por exemplo, nós estamos hoje com asfalto na rua, um asfalto quente de qualidade e a gente espera atender todo município de Novo Gama, é um asfalto que vai resolver aquela situação e parar com aquele negócio de tapar buraco. Estamos com as obras da Vila União que estão paradas por questão da licitação, já foi licitado e vamos retomar agora em janeiro, é uma obra grandiosa, uma obra de 17 milhões, só na vila União, que envolve esgoto, rede de água, asfalto, escola, posto de saúde, quadra, construção de 135 unidades habitacionais, então essas obras incomodam. Temos a construção de um instituto federal que está dependendo só da documentação da receita federal e que deve começar no ano que vem. Nós estamos com 10 creches para serem iniciadas, com terraplanagem pronta, documentação toda em dia e previsão de começar agora em dezembro. Uma das creches a gente está entregando agora, no começo do ano e já está bem avançada com 55% da obra concluída e com várias outras obras. Temos a construção de 4 quadras cobertas, com vestiário, e já foram iniciadas e a previsão de entrega desta obra é de 4 meses. A gente entrega essas obras no primeiro semestre do ano que vem. Temos quadras sem cobertura também. Além da questão do buracão, que graças a Deus está bem encaminhada, na gestão passada eles receberam recursos e perderam o recurso.

Dorinato: Eu ia até te perguntar porque na época da gestão passada veio uma pessoa aqui e disse: “nós estamos com a verba disponível e já está tudo pronto. Iremos iniciar.” E hoje conversando com o Everaldo, perguntei sobre a situação do buracão e aí ele falou “eu te respondo no ar, porque se eu responder só pra você Dorinato, não vai alcançar nada” eu até achei meio estranho a resposta dele, mas como é que é essa história do buracão?

Everaldo: Eles perderam o recurso na época. Não entregaram a documentação, não cumpriram os prazos.

Dorinato: Olha Everaldo, só um minutinho por gentileza. Perderam o recurso, é não deram conta de cumprir com as exigências e devolveram o recurso. Quer dizer, eles já poderiam estar com a obra pronta há muito tempo se não fosse a ineficácia de quem recebeu e não foi lá buscar, não teve tempo hábil pra buscar. Você está preocupado com aquilo ali Everaldo?

Everaldo: Com certeza. É uma obra que é uma questão de honra pra gente, a gente tem que resolver aquele problema lá, um problema que atinge centenas de famílias, então nós já fizemos todo o projeto, tá pronto e é um estado de emergência, o Ministério já acatou, a defesa civil. Então provavelmente a gente comece essa obra ano que vem, se ocorrer tudo bem. Também entregamos toda a documentação, estamos aguardando só um posicionamento da própria defesa civil pra começar as obras do buracão, graças a Deus uma obra que a população espera há muito tempo.

Dorinato: Nós falamos do buracão aqui do Pedregal e também tem um outro buracão lá no Lago Azul, até o menino ligou hoje e perguntou. O Claudemir quer saber quando o Prefeito vai tapar o buraco, antes que as casas sejam engolidas. O Ronaldo do Lago Azul, prefeito, está perguntando aqui. Ele disse que gosta muito de você e sabe, inclusive, da sua vontade de trabalhar pela cidade e ele pergunta aqui se o prefeito Everaldo está tomando providências a respeito aqui do buracão. E aí ele fica com medo, porque ele disse que se brincar engole até o Colégio Estadual.

Everaldo: Mas é verdade, é uma erosão muito grande no Lago Azul do mesmo tamanho dessa do Pedregal e já estamos trabalhando na questão do Lago Azul também. Nós temos engenheiros da própria Prefeitura, técnicos, e estamos trabalhando e elaborando um projeto, porque no caso do Lago Azul, esse projeto é diferente porque ela tem uma mina e as pessoas que moram há muito na região e conheceram o Lago Azul, sabem que tinha uma lagoa belíssima que gerou o nome Lago Azul. Infelizmente ela foi aterrada jogando lixo, mas ela resiste até hoje porque tem várias minas ali, naquela região, dentro desse buraco, então enterraram tudo. A princípio esse primeiro relatório técnico que a gente levou, eles falaram que a gente tem que recuperar e não tem como tampar o buraco, tem muita água lá. Vai ter que retirar aquele lixo de lá e o nosso projeto é fazer um parque e juntar o útil ao agradável e rever a questão da lagoa. Pra gente não matar aquela lagoa e aquelas nascentes e fazer um parque, revitalizando e resolvendo. O projeto já está em andamento e fiquei muito feliz porque conseguimos agora a questão do buracão do Pedregal e vamos trabalhar pra ver se o ano que vem a gente consegue decretar o estado de emergência também no Lago Azul, pra conseguir o recurso pra lá. Só pra deixar claro aqui Dorinato, porque as vezes as pessoas pensam “porque o Everaldo não faz essas obras?”. A questão é simples, a gente depende de outros órgãos, a Prefeitura não tem condição financeira de tocar uma obra desse porte. O valor da obra é de aproximadamente 13 milhões. Isso é o orçamento todo, de um ano, da Prefeitura, a gente não tem recursos e a gente tem que recorrer aos ministérios, o município sozinho não dá conta, não tem empresa e a arrecadação dele é mínima. As principais arrecadações do município é o IPTU que se paga muito pouco e o alvará de funcionamento. Então a gente não tem condições, a gente tem que recorrer a outros órgãos, por isso que o processo é um pouco demorado, mas como estamos conseguindo no Pedregal, também vamos trabalhar muito, vamos correr atrás pra gente conseguir o recurso também do Lago Azul.

Dorinato: Então tem muita coisa que estão dizendo por aí, do que eu entendi, que é inveja política, porque tiveram oportunidade de fazer e não tiveram boa vontade e ficou só, como se diz, na balela e no blá blá blá.

Everaldo: Eu acho que infelizmente o Novo Gama é uma cidade muito politizada e algumas pessoas, como eu falei, além de torcer contra, eles antecipam o processo político, eu acho que eles tem que saber separar a hora de fazer política. A hora agora é de trabalhar e de resolver os problemas em vez de ficar criticando, arrumando problemas e picuinhas eles podiam nos ajudar. Nos ajudem a resolver o problema, estou lá à disposição, pra debater, pra discutir com a população. Inclusive Dorinato, ontem uma pessoa ligou na rádio questionando e falando do lixo, que não tinha passado a coleta do lixo na porta da sua residência e falando nisso, queria aproveitar a oportunidade aqui no seu programa, da sua audiência pra deixar o número do telefone da empresa.

Dorinato: A empresa é terceirizada?

Everaldo: Isso. É porque hoje a Prefeitura não faz mais a coleta, a coleta é feita hoje por uma empresa terceirizada. Então a gente quer aproveitar a oportunidade pra deixar o telefone dessa empresa, qualquer reclamação, se o caminhão da coleta não passar, liguem na empresa e reclamem. Muita gente não sabe ainda, acha que a Prefeitura que faz a coleta, então tem que fiscalizar, nos ajudem a fiscalizar, porque a gente está pagando todo mês a fatura da empresa, então tem que passar sim, a coleta, nós mudamos todo sistema de coleta. Antigamente, eu não sei se você sabe Dorinato, a coleta de lixo do Novo Gama era feita com caminhões velhos, caçamba com tábuas do lado, lixo caindo no meio da rua, a situação em que os garis trabalhavam era desumana, era descalço, de bermuda e não tinha proteção nenhuma, inclusive até morreu um gari lá no Novo Gama, atropelado pelo próprio caminhão, então nós mudamos todo esse sistema e fizemos uma licitação. Hoje a coleta é feita com caminhões novos, é caminhão prensa, os garis todos uniformizados, uma coisa bem ajustada. Mas podem acontecer falhas, lógico. Ninguém está livre de cometer alguma falha, então a gente quer essa oportunidade pra deixar o telefone.

Dorinato: Qual é o número Prefeito?

Everaldo: O telefone é o 3628-5780

(fonte: Ascom Novo Gama/ foto: Mizael) edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *