Mais de 250 jovens gamenses recebem certificado de dispensa do serviço militar
Cerimônia realizada nesta sexta, 30, contou com a presença da comunidade e de familiares dos jovens
A Administração Regional do Gama, por meio da Junta Militar, realizou nesta sexta, 30, a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação e compromisso à Bandeira Nacional, de 267 jovens gamenses.
A Administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães fez uma reflexão com os participantes sobre a importância da Pátria e do papel de cada um diante dela, e motivou-os a, diante da desobrigação com o serviço militar, estudarem. “Eu percebi que alguns jovens estavam felizes por terem sido dispensados do serviço militar obrigatório, outros gostariam de servir às forças armadas.
Nas duas situações o meu conselho é o estudo, para ingressar na carreira civil ou mesmo militar.”. O professor Waldir Cunha, convidado a participar, explicou aos jovens a importância do estudo nesta nova fase, rumo à profissionalização, e se colocou à disposição para informar procedimentos para o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil). O padre Wilson Costa abençoou os presentes convidando os jovens à realizarem, juntos, uma prece. .
O ato foi comandado pelo Chefe da Junta Militar do Gama, Marcos Tadeu, e pelos servidores da municipalidade. O encerramento da cerimônia culminou com a entrega dos certificados aos jovens.
A solenidade, realizada mensalmente, é procedimento obrigatório e na oportunidade o grupo foi instruído sobre seus deveres cívicos e seu compromisso com a nação brasileira.
FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.
(Fonte:Ascom – Gama/ Renata Batt) edição de André Silva