Profissionais de saúde recebem capacitação em Novo Gama

A primeira etapa para realizar a Campanha da Hanseníase em Novo Gama foi concluída na última sexta (30). O evento aconteceu no salão da igreja dos Mórmons, na oportunidade os médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde participaram de um treinamento, foram orientados sobre os procedimentos necessários para realizar o tratamento da hanseníase e receberam material didático sobre o tema.
De acordo com a Secretária de Saúde, Tânia Brandão, muitas pessoas que recebem o diagnóstico da doença desistem do tratamento, alegando que ele é muito longo. Sua sugestão é para que os pacientes cheguem até o último dia do tratamento, já que a primeira dose do medicamento garante com quase 100% de certeza que a doença não será transmitida.
Saiba mais!
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A forma mais provável de transmissão acontece pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva. Os tipos paucibacilar e multibacilar devem ser tratados com o antibiótico rifampicina, durante seis meses no tipo paucibacilar e um ano no tipo multibacilar. O tratamento é gratuito e o paciente receberá a medicação em qualquer unidade Básica de Saúde.
Por Assessoria de Comunicação