Em busca de melhorias na educação

Em busca de melhorias na educação
Secretária Municipal de Educação, Maria de Lurdes (Lurdinha)

Criado na jurisdição como decorrência de mobilização efetivada pelo Ministério Público na Semana do Fortalecimento do Controle Social, o Grupo de Controle Social de Novo Gama realizou uma auditoria cívica em escolas municipais. A ação recebeu apoio do Ministério Público e os itens analisados foram estrutura física, merenda, avaliação pelos pais, dos professores e da equipe profissional.

Os itens foram elaborados com base na metodologia utilizada pelo Instituto Fiscalização e Controle (IFC), uma organização não governamental focada em auditorias cívicas na saúde, o principal objetivo das auditorias é fazer com que a população esteja envolvida diretamente com a fiscalização dos serviços públicos. A promotora Vanessa Goulart Barbosa acompanhou as visitas e escolheu uma equipe de membros dos conselhos relacionados aos itens para que lhe acompanhassem.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria de Lurdes (Lurdinha), as equipes foram formadas pela promotora e com total imparcialidade, de maneira que um gestor não pudesse realizar auditoria em sua instituição. Em relação à matéria veiculada na edição do dia 2 de fevereiro do Jornal Nacional, Lurdinha entende que ela serve também para apontar aos governos os pontos que devem ser melhorados no ensino. Segundo ela, a reportagem trata de um problema motivacional que os professores enfrentam, não só em nosso município, mas em muitas escolas brasileiras. Existem muitos benefícios sendo discutidos, inclusive com o sindicato dos professores, em breve divulgaremos nossas próximas ações e no que depender da nossa gestão, os professores devem receber muitas notícias boas no ano de 2015.

(Fonte:Ascom – Novo Gama/ foto:Mizael) edição de André Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *