Em busca de melhorias na educação
Criado na jurisdição como decorrência de mobilização efetivada pelo Ministério Público na Semana do Fortalecimento do Controle Social, o Grupo de Controle Social de Novo Gama realizou uma auditoria cívica em escolas municipais. A ação recebeu apoio do Ministério Público e os itens analisados foram estrutura física, merenda, avaliação pelos pais, dos professores e da equipe profissional.
Os itens foram elaborados com base na metodologia utilizada pelo Instituto Fiscalização e Controle (IFC), uma organização não governamental focada em auditorias cívicas na saúde, o principal objetivo das auditorias é fazer com que a população esteja envolvida diretamente com a fiscalização dos serviços públicos. A promotora Vanessa Goulart Barbosa acompanhou as visitas e escolheu uma equipe de membros dos conselhos relacionados aos itens para que lhe acompanhassem.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria de Lurdes (Lurdinha), as equipes foram formadas pela promotora e com total imparcialidade, de maneira que um gestor não pudesse realizar auditoria em sua instituição. Em relação à matéria veiculada na edição do dia 2 de fevereiro do Jornal Nacional, Lurdinha entende que ela serve também para apontar aos governos os pontos que devem ser melhorados no ensino. Segundo ela, a reportagem trata de um problema motivacional que os professores enfrentam, não só em nosso município, mas em muitas escolas brasileiras. Existem muitos benefícios sendo discutidos, inclusive com o sindicato dos professores, em breve divulgaremos nossas próximas ações e no que depender da nossa gestão, os professores devem receber muitas notícias boas no ano de 2015.
(Fonte:Ascom – Novo Gama/ foto:Mizael) edição de André Silva