Saúde pública passa por novos tempos em Novo Gama
Durante muitos anos a falta de estrutura nos atendimentos de saúde forçava os moradores de Novo Gama a buscar atendimento médico em cidades satélites do Distrito Federal, como Gama e Santa Maria. Os investimentos em saúde na gestão atual mudaram esse quadro, os profissionais da Saúde recebem treinamentos contínuos, com salário em dia, o que também é um incentivo que demonstra a preocupação do Governo com os profissionais.
Localizada perto da rodoviária de Novo Gama, a unidade de Saúde 24 horas possui um laboratório funcionando em regime de plantão para atender com mais eficiência e rapidez as solicitações de exames dos médicos e de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Tânia Brandão, hoje todos os postos de saúde dos bairros da cidade estão funcionando o que é mais uma conquista para a nossa população. Tânia também coloca que cerca de 50 milhões de brasileiros são atendidos pelo Programa Mais Médicos e os nossos postos de saúde também contam com os serviços de profissionais cadastrados no Programa. Tantos investimentos do Governo Municipal na Saúde e a busca da Secretária Municipal de Saúde por parcerias com o Governo Estadual e Federal, trouxeram uma nova realidade para o povo e hoje são os moradores das cidades satélites do Distrito Federal que procuram atendimento nos postos de Saúde daqui.
Com a greve dos médicos na capital o interesse pela situação chamou a atenção da jornalista do Correio Braziliense, Isa Stacciarini, que visitou a unidade de Saúde 24 horas para entrevistar os funcionários e pacientes. A jornalista conversou com a Diretora Administrativa da Unidade 24 horas, Priscila Ferreira e com os pacientes do Distrito Federal que estavam aguardando atendimento. Segundo relatos as pessoas sempre conseguiram atendimento em Novo Gama, fator determinante para que optassem por vir aqui.
O tema também foi abordado no Programa Bom Dia GO, da Rede Globo, a matéria foi veiculada no dia 21 de janeiro, onde o aposentado José Luiz, morador do Gama, foi um dos entrevistados. Segundo José não existe clínico geral no Hospital Regional do Gama – HRG e esse foi o motivo dele buscar atendimento na Unidade de Saúde 24 horas de Novo Gama. A Diretora Administrativa da Unidade 24 horas afirmou que quase 50% dos atendimentos realizados são voltados para os pacientes que moram em cidades do DF e ressalta que o fato não prejudica a população, pois existem estrutura e equipamentos necessários para atender todas as demandas.
(Fonte:Ascom – Novo Gama) edição de André Silva