Petróleo fecha em queda
Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira em Nova York, diante da perspectiva de que um eventual acordo preliminar entre o Irã e as grandes potências resulte em um aumento da oferta do produto no mercado.
O preço do barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em maio caiu 19 centavos, a 48,68 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o preço do barril de Brent do mar do Norte para entrega em maio, também retrocedeu, com queda de 12 centavos, a 56,29 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
O mercado parece dar uma maior atenção às negociações sobre o programa nuclear iraniano que devem levar a uma decisão preliminar antes da data limite de 31 de março”, explicou Tim Evans, da Citi.
“Embora se deseje o acordo, pensamos que ele implicaria em um novo fator de baixa, aproximando a perspectiva de um retorno das exportações e da produção iraniana”, acrescentou.
“É a última coisa que um mercado que sofre pelo excesso de oferta de petróleo precisa”, avaliou Robert Yawger, da Mizuho Securities.
Evans lembrou que “a produção e as exportações líbias continuam superando tranquilamente as previsões do mercado”.
“A valorização do dólar pesa sobre o mercado (petroleiro), como acontece com frequência”, completou Yawger. (AFP)