Sudão do Sul expulsa coordenador de ajuda humanitária da ONU
O Sudão do Sul decidiu expulsar o coordenador humanitário da ONU nesse país, Toby Lanzer, indicou um porta-voz da agência nesta segunda-feira.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou a decisão e pediu ao governo de Juba para revertê-la imediatamente, segundo o porta-voz.
“Lanzer tem sido fundamental na determinação das crescentes necessidades humanitárias das comunidades afetadas pelo conflito no país e garantindo que a ajuda humanitária vital alcance os mais vulneráveis”, disse o porta-voz em um comunicado.
As razões para o afastamento não foram reveladas, mas o porta-voz ressaltou que Lanzer chegou ao fim da sua missão e que o ganês Eugene Owusu foi nomeado para substituí-lo.
Mais de 300.000 civis estão sem cuidados básicos no estado de Unidad, no norte do Sudão do Sul.
As forças do governo conduzem uma ofensiva a partir da capital regional Bentiu em direção ao sul, reduto da oposição, nos arredores de Leer, onde estão localizados os principais campos de petróleo do país.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha alertou para os riscos para a população dos combates entre as forças leais ao presidente Salva Kiir e as do líder rebelde Riek Machar. (AFP)