Comerciante elogia Coleta Seletiva em Valparaíso
Nos detalhes que é possível perceber as grandes transformações. Em Valparaíso o trabalho da prefeitura em parceria com a sociedade civil chama à atenção de comerciantes e também da população. O comerciante Jorge Souza, dono de uma Serralheria na Etapa C, depois de mais de 30 anos de profissão ficou impressionado com o Serviço de Colete Seletiva. Todas as semanas um caminhão recolhe restos de ferros que antes eram descartados com dificuldades.
“Tínhamos que acumular muito lixo e depois pagar um carroceiro, que deixavam o resto de material em qualquer lugar. Agora a prefeitura nos fornece com de forma gratuita esse serviço. Além do comerciante, o meio ambiente ganha”, comenta entusiasmado Jorge, que trabalha com a família na empresa.
Fernando Leal, de 18 anos de idade, também ressalta o serviço do governo Lucimar. Para ele, ainda falta divulgação das ações do governo. “Quando vejo um governo se preocupar com a Colete Seletiva, sei que tem responsabilidade social e ambiental. Essas coisas devem ser mostradas com destaque, ensina o jovem, que é filho de Jorge Souza.
O Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Valparaíso começou no mês de maio e integra a gestão de resíduos sólidos do governo federal. “Em tempos de reciclagem e responsabilidade ambiental, o lixo é fonte de renda e de qualidade de vida, quando tratado da forma correta. Separar o lixo seco do orgânico é um ato de respeito à vida e ainda ajuda a colocar comida na mesa das famílias que dependem da reciclagem para viver”, explica o governo.
Implantado inicialmente na Etapa C, a Coleta Seletiva em breve será expandido por toda a cidade.