Chuvas trazem alívio após 87 dias de seca

15cid2f1-e1471226619478

A chuva pegou muita gente de surpresa na tarde de ontem, no Distrito Federal. Apesar de estar previsto, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fechado é raro nesta época do ano. Ainda assim, até a próxima quarta-feira, os brasilienses podem esperar mais pancadas de chuva em alguns pontos do DF. Depois disso, a previsão é de que a estiagem seja retomada.

Hoje, o céu deverá ficar parcialmente nublado, com possibilidade de precipitações passageiras. A temperatura vai variar entre 17 °C e 30 °C e a umidade relativa do ar entre 85% e 30%.

De acordo com o Inmet, ontem, choveu 8,4 milímetros em uma hora, entre 14h e 15h, em regiões como Santa Maria, Guará, Plano Piloto e Cruzeiro. O motivo foi a união de áreas de instabilidade com o calor no Centro-Oeste.

As chuvas chegaram após 87 dias de estiagem no Distrito Federal, segundo o Inmet. No ano passado, o Distrito Federal ficou 101 dias sem chuva.
Baixa umidade

A umidade relativa do ar chegou ao percentual mais baixo do ano na última terça-feira, quando foram registrados 13%. No dia seguinte, a Defesa Civil declarou estado de alerta no DF, uma vez que o índice ficou abaixo de 20% por mais de três dias.

A Defesa Civil recomenda a suspensão da prática de atividades físicas entre 10h e 16h durante o período em que a umidade relativa do ar estiver abaixo de 20%. Também é indicado ingerir líquidos como água e água de coco, independentemente de apresentar sede ou não. Recomenda-se ainda beber pelo menos seis copos de água por dia.

De acordo com o órgão, crianças e os idosos são os que mais sofrem quando a umidade está baixa, pois os pequenos estão com o organismo em formação, enquanto os mais velhos são mais sensíveis a mudanças bruscas de ambiente. No entanto, o mal-estar causado pela baixa umidade pode ocorrer com pessoas de qualquer faixa etária. O uso de protetor solar é outra orientação importante principalmente neste período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *