Ao lado de Lêda Borges, prefeito inaugura Central de Libras em Valparaíso

O prefeito Pábio Mossoró e secretária Cidadão de Goiás, Lêda Borges, inauguraram nesta quinta-feira (22) a segunda Central de Interpretação de Libras (CIL) no Estado. A Central fica na Etapa A, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. A primeira unidade foi inaugurada no ano passado em Trindade.

Segundo o prefeito Mossoró, a central de Valparaíso conta com estrutura adequada e equipe formada por dois intérpretes de libras, dois auxiliares administrativos (habilitados em Libras) e um motorista. “O equipamento tem como objetivo facilitar a comunicação e o acesso de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos públicos, além do atendimento virtual, como interpretação em atendimentos online para prestação de serviços públicos, interpretação simultânea em audiências judiciais por videoconferência, apoio na apresentação de denúncias no Disque 100”, esclarece Pábio.

“Essa intermediação de comunicação é importante para que os limites existentes no ambiente que limitam a pessoa com deficiência sejam superados e a Central de Libras vem para facilitar a inclusão dessas pessoas com deficiências auditivas”, diz a titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges.

Ação Cidadão

A Secretaria Cidadã ainda realiza na cidade a 45ª edição do programa Ação Cidadã. O programa itinerante do Governo de Goiás, está funcionando na na Praça Céu Azul.

O programa visa ampliar o acesso da população aos direitos sociais, por meio de serviços públicos como emissão de documento civil (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento), Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, assistência jurídica, orientação para programas sociais como Bolsa Família e Renda Cidadã, dentre outros.

Leda Borges ainda participou da Capacitação dos coordenadores do programa Jovem Cidadão, no Entorno e de um encontro regional com Entidades Filantrópicas de Goiás que recebem benefícios dos programas Pão e Leite e Água e Energia.

fonte:

André Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *