Nível do Descoberto chega a 61%, o maior desde início do racionamento

Nesta sexta-feira (9/3), o nível do Descoberto atingiu o maior índice desde o início do racionamento: 61%. A última vez que o reservatório atingiu a marca foi em em agosto de 2016, um mês antes do início do racionamento.

A chuva foi a principal responsável pela mudança. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em nove dias choveu o equivalente a 54% dos 180 milímetros previstos para todo o mês. Somando as chuvas de janeiro e fevereiro, já foram 838 milímetros, mais da metade da média anual no Distrito Federal.

Diante da recuperação do reservatório, na última terça-feira (6), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) autorizou a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) a aumentar a vazão média da água captada do Descoberto para 3,3 metros cúbicos por segundo. Além disso, os produtores rurais foram autorizados a retirar água bruta do reservatório todos os dias das 6h às 9h.

Mesmo com a subida dos índices, o GDF afirma que ainda não há data para o fim do racionamento. Mas, no fim de semana, por duas vezes, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) declarou que, “sem dúvidas”, o rodízio de água para os brasilienses iria acabar este ano.

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *