Após dia mais quente de 2018, DF registra chuva neste domingo

 Após as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrarem máxima de 35,7 ºC no Distrito Federal neste sábado (29) – a maior temperatura do ano –, moradores da região foram surpreendidos pela chuva na noite deste domingo (30).

O morador de Ceilândia Gabriel dos Reis, de 26 anos, filmou a chuva na quadra dele, no P Sul . Ele contou ao G1 que foi surpreendido com os primeiros pingos que começaram a cair por volta das 16h. Até as 20h, ainda havia muitos relâpagos e trovão.

“Estava fazendo muito calor e não esperávamos pela chuva. De repente fechou o tempo e ela veio forte.”

Segundo o Inmet, a precipitação foi causada por uma área de instabilidade que veio da região Norte do país, passando também pelo norte do estado de Goiás. No DF, houve relatos de chuva em, pelo menos, seis regiões: Águas Claras , Riacho Fundo, Guará, Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

O meteorologista Manoel Rangel esclarece, no entanto, que a chuva vai durar pouco, “porque não é uma frente fria”.

“Os dias vão continuar com muito sol, temperaturas elevadas e pancadas de chuva ao fim do dia.”

Ao todo, já choveu 38,6 milímetros no DF em todo mês de setembro. A média esperada para o mês é de 46,6 mm. Até a publicação desta reportagem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não tinham registros de ocorrências relacionadas à chuva.

Calor

No sábado (29), o Distrito Federal registrou um novo recorde de calor em 2018. Os termômetros marcaram 35,7 °C. O recorde histórico é de 37,3ºC, de 15 de outubro do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste domingo (30), os termômetros registraram 32,5 C. A menor umidade foi de 30%. Na segunda-feira (1º) o dia deve começar em torno dos 14ºC, mas a temperatura volta a subir à tarde. A previsão é de, no máximo, 35ºC no auge do calor, às 16h.

fonte:

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *