Instituto que fornecia diplomas falsos é alvo de operação da PCDF
Um instituto que fornecia diplomas falsos para alunos de educação física é alvo de uma operação da Polícia Civil do DF na manhã desta terça-feira (2/10). A ação foi batizada de Operação Sofista. A PCDF cumpre sete mandados de busca e apreensão em Taguatinga, Brazlandia, Águas Lindas e Valparaíso (GO), no Entorno do DF.
Segundo as investigações da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), os estudantes não sabiam da fraude. Inclusive, participavam de aulas presenciais aos sábados. Eles só descobriam o esquema no momento em que iam tirar o registro profissional.
O Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal (Cref) notou a grande quantidade de diplomas falsos vindos do mesmo instituto e acionou a Corf. O Axioma alegava aos seus alunos que tinha convênio com universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e fornecia o documento falso contendo nomes dessas instituições.
Em um dos casos investigados, um estudante chegou a levar o diploma no Cref para tirar o registro, mas o Conselho o informou que havia a suspeita de fraude. Ele voltou ao instituto, contou o que ocorreu e a diretoria forneceu um novo documento, também falsificado.
Alem das sedes do Axioma, a Polícia Civil também cumpre buscas nas casas dos empresários. Diversos diplomas foram apreendidos. As vítimas pagavam uma mensalidade de R$ 300.