Izalci avança e pode desbancar Cristovam
Cristóvam Buarque não empolga o povo do Distrito Federal. Pesquisa IBOPE divulgada na quinta-feira, dia 27, mostra Izalci empatado tecnicamente com Buarque. Resultado parecido apontou um levantamento, do Datafolha, divulgado na noite de sexta-feira (28). Nos dois estudos Leila do Vôlei lidera.
O IBOPE mostrou que as duas vagas ao Senado pelo Distrito Federal, permanece indefinição do cenário, com empate técnico entre os três candidatos. Leila do Vôlei (PSB), mantém os mesmos 25% de menções registrados na última pesquisa, Cristovam Buarque (PPS) vai de 20% para 22% e Izalci (PSDB) avança de 19% para 22%. Chico Leite, da REDE, passa de 11% para 15%, Wasny, do PT, vai de 11% para 13% das intenções de voto.
O Datafolha também confirmou que três candidatos continuam na disputa pelas vagas no Senado. De acordo com o levantamento, Leila do Vôlei (PSB) está em primeiro lugar, com 29% das intenções de votos. Cristovam Buarque (PPS) aparece com 23% e Izalci Lucas (PSDB), com 20%.
Apesar da liderança, a ex-jogadora apresentou uma queda de dois pontos. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 20 de setembro, ela tinha 31%. Por sua vez, o tucano cresceu, pois estava com 18%, enquanto o senador do PPS manteve o mesmo índice. Esses dois estão empatados tecnicamente, uma vez que a margem de erro é de três pontos percentuais.
Renovação
O sentimento de mudança é grande. Cristovam Buarque quer ser senador pela 3º vez. Antes de chegar à Casa Revisora foi governador do Distrito Federal, tentou à reeleição e foi reprovado nas urnas pelos eleitores. Ainda como chefe do Executivo candango, Cristóvão teria sido maléfico com o povo simples e carente das cidades do Entorno, que graças a decisão do então governador, ficaram sem diversos convênios importantes, nas áreas de saúde e segurança.