Rollemberg e Ibaneis trocam agressões mútuas no debate

O primeiro debate promovido pelo Metrópoles neste segundo turno da campanha pelo Governo do Distrito Federal (GDF) foi o mais quente das Eleições 2018. Assim como se viu pelas ruas brasilienses nesta segunda fase da corrida eleitoral, o clima do evento foi bastante tenso, com o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) trocando acusações mutuamente.

Assista à íntegra do debate:

 

O clima esquentou a partir do fim do primeiro bloco, quando Rollemberg disse que Ibaneis “sente que já ganhou”. Depois, Ibaneis, ao falar sobre a entrega de escrituras, atacou: “Não é à toa que é chamado de Pinóquio pelas ruas”. Os dois postulantes a governador, inclusive, chamaram-se de mentirosos em diversas ocasiões. Enquanto o emedebista acusava Rollemberg de ser “playboy”, abusar do poder político na campanha e incompetência administrativa, o socialista disse que Ibaneis comprou apoios, é “criminoso” e “grileiro vertical”.

Críticas que se repetiram enquanto os candidatos precisavam responder perguntas – tanto dos jornalistas do portal quanto de um para o outro – sobre saúde, segurança, funcionalismo público, orçamento e ordenamento territorial, entre outras. A cada promessa do opositor, o outro aspirante ao Palácio do Buriti apontava supostas impossibilidades de a proposta sair do papel.

É preciso conhecer
Ao se despedirem, ambos os candidatos pediram desculpas aos eleitores pelo tom do embate, mas justificaram ser preciso conhecer bem quem se propõe a governador a capital do país pelos próximos quatro anos.

Após o fim do debate, Rodrigo Rollemberg avaliou como positivo o momento de encontro direto do eleitorado com os postulantes ao GDF. “Acho que é importante que as pessoas conheçam a trajetória dos candidatos. Ele [Ibaneis] quer se passar por novo, mas, na verdade, é desconhecido e a população precisa conhecer. Quais as causas e valores que o movem? [Saber] Isso será muito importante”.

O governador também lembrou que o eleitor precisa ter consciência do voto a ser dado no próximo dia 28 de outubro. “Nós não vamos eleger apenas o governador do Distrito Federal, vamos escolher o futuro do DF para os próximos anos, e as pessoas precisam conhecer se efetivamente a trajetória do candidato sustenta aquilo que ele fala que vai fazer”, disse.

Em tom ainda afiado, Ibaneis Rocha aprovou a realização do embate entre os postulantes. Segundo ele, o momento serve para minimizar a quantidade de fake news, que, em sua avaliação, tem crescido neste segundo turno. “Espero que com isso diminuam os fakes. É sempre melhor acreditar na imprensa do que nas notícias falsas que estão rolando por aí. Acho a participação sempre positiva, mas avalio que o governador partiu para uma estratégia de desespero, tentando atacar mais uma vez um homem que tem uma vida honrada”, afirmou.

Ibaneis aproveitou para criticar o slogan de campanha do adversário, “Brasília de mãos limpas”. “Sobre as recentes denúncias, ele [Rollemberg] desqualifica a Policia Civil do DF, que investiga a família dele, que investiga os negócios, investiga também pessoas muito próximas a ele, como nós vimos hoje numa reportagem do Metrópoles que revelou a busca e apreensão na casa de uma das pessoas mais próximas ao governador, o [ex-integrante da cúpula do GDF] Igor Tokarski”.

Transmissão
O primeiro debate do Metrópoles nesta etapa final das eleições foi realizado a apenas 11 dias da votação em segundo turno. Ibaneis lidera as pesquisas de intenção de voto: segundo sondagem do Ibope divulgada nesta noite (17/10), o emedebista tem 75% dos votos válidos, contra 25% do atual governador.

Em meio ao fogo cruzado, está o eleitor. A fim de levar informações a um maior número de pessoas, o Metrópoles formou uma grande rede de comunicação. Além do site e dos perfis do portal no Facebook, YouTube e Twitter, o embate de ideias entre os buritizáveis foi transmitido simultaneamente e em tempo real pela Metrópoles FM (104,1), Redentor AM (110), Rádio Atividade FM (107,1), Rádio Supra FM (90,9), JK FM (102,7) e JK AM (1410). Juntas, as estações alcançam, em média, 60 mil pessoas por minuto.

Desde o primeiro turno, o Grupo Metrópoles trabalha numa cobertura intensa da política nacional e local para colaborar, de alguma forma, no processo de decisão dos eleitores candangos. Estamos focados em reunir todas as informações úteis para os cidadãos e contribuir para a melhor escolha

Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles e mediadora do debate

O portal foi o primeiro veículo a promover um debate com os pré-candidatos ao GDF, em 9 de julho. Na ocasião, 453 mil pessoas foram alcançadas pela transmissão ao vivo, no Facebook e no YouTube. Agora, com esse formato inovador, calcula-se que a edição do segundo turno atingiu um número ainda maior de interessados. Somente as redes sociais do veículo reúnem 2,6 milhões de seguidores virtuais.

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *