Vídeo: TSE diploma Bolsonaro e Mourão
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diploma, na tarde desta segunda-feira (10/12), o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB). A cerimônia é uma etapa obrigatória para a posse, marcada para 1º de janeiro de 2019. Com o diploma, o TSE confirma que os eleitos cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato.
Cerca de 700 pessoas foram convidadas a assistir à solenidade. O esquema de segurança no TSE está reforçado para receber Bolsonaro, Mourão e demais autoridades. Três plenários da Corte foram abertos para a diplomação. A cerimônia é acompanhada pela Banda dos Fuzileiros Navais.
A diplomação é realizada desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a cerimônia voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.
Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. De acordo com o Calendário Eleitoral deste ano, as solenidades de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro.
A agenda de Bolsonaro para esta semana é intensa e inclui reuniões com as bancadas do PSD, DEM, PP e PSB. Além disso, ele se reunirá com os eleitos do próprio partido, o PSL.