Serviço de mensagens para avisar familiares de presos contaminados é implementado no DF

O subsecretário do Sistema Prisional do Distrito Federal, Adval Cardoso de Matos, anunciou que já está em funcionamento o sistema de envio de mensagens por celular para informar aos parentes dos presos que contraírem o coronavírus o estado de saúde do detento. Segundo ele, esta é uma medida que visa tranquilizar os familiares. Hoje existe 23 presos infectados pela covid-19. Nenhum deles até agora precisou de internação. Esse número representa menos de 1% do total de 17 mil internos da penitenciária.

Adval disse que nos próximos dias deverá ser iniciada a construção de um hospital de campanha com 50 leitos na penitenciária da Papuda. “Estamos apenas a espera de que o projeto fique pronto para que as obras sejam iniciadas”.

A subsecretaria do Sistema Prisional criou um protocolo específico para impedir que presos com idade superior a 60 anos contraiam o coronavírus. Estamos tendo todo cuidado para evitar contágio dos mais vulneráveis. “Onde ele ficam só entra quem tiver usandod Equipamentos Individuais de Proteção (EPI). As celas deles ficam abertas durante todo o dia para que sejam ventiladas”, explicou Adval Cardoso.

Além dos presos, 20 agentes penais testaram positivo para o coronavírus. Destes seis são do Centro de Detenção Provisória, 11 do Centro de Internação e Reeducação e três do Presídio do Distrito Federal II.

Sistema socioeducativo

No Sistema Socioeducativo que tem 970 menores internos. Até o momento não há nenhum caso de coronavírus. De acordo com o protocolo criado, o menor apreendido precisa cumprir quarentena de 14 dias antes de ser colocado em contato com os demais nas oito unidades de internação existentes do Distrito Federal.

fonte:

JBr.