Governadores do Nordeste criticam Zema por ‘indicar guerra entre regiões’

Em entrevista ao Estadão ontem, Zema afirmou que foi criado um consórcio reunindo estados de Sul e Sudeste em oposição ao Norte e ao Nordeste

18.abr.23 - Governador Romeu Zema

Os governadores do Nordeste publicaram uma carta hoje criticando a entrevista do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que defendeu uma frente Sul-Sudeste contra os estados do Norte e do Nordeste do país.

A nota é assinada pelo governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), que preside o Consórcio Nordeste e representa os outros oito chefes de executivos estaduais da região.

Indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas, ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las, mantendo, com isso, a mesma forma de governança que caracterizou essas desigualdades.Nota do Consórcio Nordeste

A nota de hoje explica que os consórcios Nordeste e da Amazônia Legal foram criados “valendo-se da profunda identidade regional, cultural e histórica.”

O que aconteceu

Em entrevista ao Estadão ontem, Zema afirmou que foi criado um consórcio reunindo estados de Sul e Sudeste em oposição ao Norte e ao Nordeste.

Ele diz que os estados devem “lutar” por uma maior igualdade nos repasses e programas do governo federal. A fala gerou fortes críticas de políticos de todo o país, especialmente os de esquerda.

Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso.Romeu Zema, ao Estadão

Para os governadores do Nordeste, a união dos estados do Sul e Sudeste em um Consórcio “pode representar um avanço na consolidação de um novo arranjo

federativo no país.”

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *